Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duplo atentado suicida na Somália faz 13 mortos

26 jul, 2016 - 08:31

Ataque registou-se perto da base de capacetes azuis da União Africana que fica junto ao aeroporto de Mogadíscio.​

A+ / A-

Dois bombistas suicidas fizeram-se explodir em Mogadíscio, capital da Somália, fazendo 13 mortos e 12 feridos, agência Reuters que cita fonte policial.

O alvo foi a base de capacetes azuis da União Africana, que fica junto ao aeroporto de Mogadíscio.

Um dos bombistas fez-se explodir dentro de um carro armadilhado junto à base dos capacetes azuis. O segundo tentou entrar a pé na base, mas foi morto e acabou por explodir à entrada.

De acordo com fonte das autoridades, as vítimas mortais são elementos de uma empresa de segurança privada.

As explosões destruíram vários vidros no aeroporto. Alguns passageiros que estavam a chegar à cidade relatam que foram recebidos com estilhaços de vidro a cair sobre si.

Al-Shabab, que foi responsável por vários atentados contra hotéis e restaurantes na capital somali nos últimos meses, reivindicou pouco depois a autoria do atentado.

O grupo terrorista anunciou em 2012 a sua adesão formal à Al-Qaeda e luta pela instauração de um Estado Islâmico.

Tropas da União Africana e regionais apoiam desde há anos o exército somali na luta contra a milícia extremista, que tinha ficado debilitada com a morte, em 2014, do seu líder Ahmed Godane, num ataque aéreo norte-americano.

O atentado mais grave cometido pelo al-Shabab ocorreu a 25 de Junho passado, quando pelo menos 35 pessoas morreram, depois de um grupo de terroristas se ter barricado durante mais de quatro horas no hotel Nasa-Hablod, na capital somali.


[notícia actualizada às 13h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Viana
    26 jul, 2016 Viana do castelo 08:45
    Pois, é na Somalia e só foram sete. Olhem só o tamanho da noticia... Se fossem em Paris, Londres ou Madrid, o mundo ficaria chocado. BLA BLA BLA

Destaques V+