Tempo
|
A+ / A-

​Governo empenhado em alargar gratuitidade dos manuais escolares

26 jul, 2016 - 07:55

No próximo ano lectivo, os meninos que começam o 1º ano vão receber directamente o livro ou um voucher para o levantar. No fim do ano, deve ser devolvido.

A+ / A-

O Governo ambiciona oferecer os manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo, já no ano lectivo de 2017/18. A intenção foi manifestada à Renascença pela secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

“O Orçamento do Estado ainda não está construído, mas aquilo que poderíamos aspirar era abarcar todo o primeiro ciclo”, revela.

No ano lectivo que começa em Setembro, apenas as crianças que entram no primeiro ano, seja no ensino público ou privado, terão os manuais escolares gratuitos, uma medida que vai custar três milhões de euros.

Mas Alexandra Leitão garante que esses meninos, quando passarem para o segundo ano, também terão os manuais oferecidos.

E o que devem fazer os pais para garantir os manuais escolares gratuitos?

“No início do ano lectivo as escolas entregam aos pais ou o próprio manual - no caso daquelas que optem por comprar os manuais e distribui-los aos alunos -, ou um ‘voucher’ com indicação da livraria onde deve levantar o livro”, exemplifica Alexandra Leitão.

O processo vai decorrer entre 9 e 15 de Setembro, datas previstas para o arranque do ano lectivo.

No fim do ano, os manuais devem ser devolvidos, mas não haverá penalizações para quem não o fizer ou caso devolvam os livros em mau estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandra
    29 jul, 2016 Maia 11:35
    "No fim do ano, os manuais devem ser devolvidos, mas não haverá penalizações para quem não o fizer ou caso devolvam os livros em mau estado." Agora já dizem que não haverá penalizações mas as declarações que estão a entregar aos pais têm essa cláusula. Em que ficamos? Estou a assinar algo que afinal não será posto em prática? Tenho de privar o meu filho de usar o manual livremente ou posso deixá-lo usufruir como é suposto que um aluno faça para tirar o maior partido do manual escolar? Estas medidas postas em prática em cima do joelho, sem se pensar num modelo eficiente e benéfico para os alunos, pais e professores....
  • Maria
    26 jul, 2016 Lisboa 09:04
    "O livro"? Os alunos do 1º ano do ensino básico, têm mais que um manual. Não entendo a notícia.
  • joao almeida
    26 jul, 2016 portugal 08:36
    O Governo ambiciona ....pois também eu ambiciono ganhar o euromilhões e o mesmo se passa com muitos portugueses o pior é o resto

Destaques V+