Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Défice do 1.º semestre reduz-se em 971 milhões de euros

25 jul, 2016 - 16:11

De acordo com o Governo, a redução "resulta de uma estabilização da despesa (+0,2%), acompanhada pelo aumento da receita (2,9%)".

A+ / A-

O défice das Administrações Públicas diminuiu 971 milhões de euros face ao primeiro semestre de 2015, de acordo com a execução orçamental de Junho, avança o Ministério das Finanças, em comunicado.

"Esta redução, na óptica de contabilidade pública, foi transversal a todos os subsectores", indica o comunicado, e "resulta de uma estabilização da despesa (+0,2%), acompanhada pelo aumento da receita (2,9%)"

De acordo com o comunicado governamental, "a melhoria do défice do primeiro semestre excede largamente o valor previsto no Orçamento do Estado de 2016".

"A economia e o mercado de trabalho têm apresentado sinais que suportam a evolução favorável das receitas fiscal e contributiva. A receita fiscal cresceu 2,7%, não obstante o acréscimo de reembolsos fiscais em 410 ME. Já a receita contributiva cresceu 3,8%, em resultado, sobretudo, do crescimento de 4,7% das contribuições e quotizações para a Segurança Social", lê-se.

"A despesa manteve uma evolução aquém do previsto no Orçamento do Estado em duas prioridades fundamentais da atual política orçamental: a racionalização do consumo intermédio e a política salarial e de emprego público. Na Administração Central e Segurança Social, as despesas com a aquisição de bens e serviços apresentaram uma redução em 2,7% e as despesas com remunerações certas e permanentes cresceram 2,2%. O saldo primário registou um excedente de 2.122 milhões de euros, traduzindo-se numa melhoria de 1.244 milhões face ao mesmo período de 2015. A despesa primária das Administrações Públicas registou uma redução de 194 milhões de euros."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amós
    26 jul, 2016 Belém de Judá 11:18
    Só acredita nesta notícia quem é escravo do rendimento mínimo. Costa é igual a Sócrates.
  • A gerigonça
    25 jul, 2016 Lis 20:38
    Funciona e bem! Estes resultados que os media pouco divulgam deixam a espumar de raiva os Pafosos da caranguejola! Por muito que os media se esforcem em continuar a dar guarida aos Pafosos o povo não é estupido e já começa a saber quem o tramou com propaganda reles e miserável! Sentem agora que com este governo de gente séria, estão a ser favorecidos e não confiscados nem roubados com artimanhas pelos manhosos da carangujola!
  • Maria Alice Silva
    25 jul, 2016 Lisboa 16:23
    Estas são péssimas notícias para PSD e CDS. Lá vão tentar criar uma pseudo crise política com temas da treta.

Destaques V+