Tempo
|
A+ / A-

​​Portugueses andam em média com 30 euros na carteira

25 jul, 2016 - 15:51

Estudo do Banco de Portugal mostra ainda que apenas 4% dos inquiridos não têm o hábito de trazer sempre consigo notas ou moedas.

A+ / A-

Os portugueses andam, em média, com pouco mais de 30 euros na carteira, segundo um inquérito do Banco de Portugal (BdP) a 800 consumidores, complementado com o registo de 6.000 diários de pagamentos.

As 800 entrevistas presenciais, realizadas no ano passado por uma empresa especializada, tiveram como objectivo conhecer os hábitos e atitudes da população portuguesa com idades entre os 18 e os 74 anos, e as conclusões foram esta segunda-feira divulgadas num relatório de balanço da emissão monetária em 2015.

O estudo mostra ainda que apenas 4 por cento dos inquiridos não têm o hábito de trazer sempre consigo notas ou moedas, apontando o controlo orçamental e o receio de roubo como as principais razões para não transportar notas e moedas mais vezes.

O diário de pagamentos mostra ainda que, em média, os portugueses efectuam 52,3 pagamentos por mês, dos quais 36,7 são em numerário, o pagamento preferido dos portugueses, sobretudo, para pagamentos frequentes, como alimentação e higiene, e despesas até 10 euros.

O relatório do Banco de Portugal revela ainda que o valor das notas entradas no Banco de Portugal é maior do que o valor das notas que dele saíram, o que pode ser explicado, entre outras razões, pela quantidade de notas que os turistas trazem, muitas de 50 e cem euros, e que em Portugal são pouco utilizadas e por isso acabam por ser retiradas de circulação.

Quanto a falsificações de dinheiro, o relatório mostra que a nota de 20 euros foi a mais contrafeita em 2015, tanto na área do euro como em Portugal, e que em termos globais houve menos moedas contrafeitas apreendidas do que notas, quer na área do euro, quer em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Diogo Pinto
    25 jul, 2016 Madalena 18:34
    Tenho um sentimento de inferioridade em relação àquelas pessoas que viajaram e conheceram países e culturas distintas das nossas , podendo assim estas pessoas poderem e saberem fazerem comparações ( estudos ) com á população de origem neste caso á população portuguêsa . Relativamente á esta noticia , da para retirar que o salário mínimo dos portugueses é dos mais baixos da UE e também do mundo civilizado , e também consigo retirar que para uma faixa da população portuguesa vive-se o dinheiro para gastar á vida . Não estou de acordo e á politica da média e baixa dificuldade não vai conseguir por travão à pouca criatividade Lusa . Bom fim de dia !

Destaques V+