Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Albufeira. Doentes esperaram horas na urgência com apenas um médico

25 jul, 2016 - 08:05

Após queixas dos utentes, críticas do bastonário e da GNR ter sido chamada, a unidade recebeu o reforço de um médico de Faro.

A+ / A-

Um médico de serviço em Faro foi na noite de domingo deslocado para a Urgência de Albufeira, no Algarve, para completar a equipa de dois médicos que deveriam estar a trabalhar, depois de várias pessoas terem esperado horas para serem atendidas.

Durante a tarde e início da noite de domingo esteve apenas um médico a atender no Serviço de Urgência Básica (SUB), onde os doentes esperaram várias horas para serem atendidos, situação que motivou críticas do bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA), Joaquim Ramalho, disse à agência Lusa que, pouco depois das 00h00 de segunda-feira, os tempos médios de espera naquele SUB para as pulseiras verdes (menos graves) rondavam as cinco horas, enquanto para as amarelas (intermédias) eram de cerca de duas horas.

Aquele responsável, que lidera a administração responsável pela gestão dos SUB, reconheceu a existência de uma falha nas escalas, por um médico contratado ter faltado, mas garantiu que a equipa foi reforçada com um médico que estava de serviço no hospital de Faro.

GNR foi chamada ao local

A Lusa esteve no SUB de Albufeira, onde encontrou pouco mais de uma dezena de pessoas, cerca da 1H00, na sua maioria familiares que acompanhavam cinco doentes que aguardavam para ser atendidos, todos com pulseiras amarelas.

Um dos familiares com quem a Lusa falou, que não quis ser identificado, contou que chegou ao SUB de Albufeira com a mulher e o filho de três anos às 19h45 e que a mulher, a quem foi atribuída pulseira amarela, foi atendida às 22h40 e o filho, com pulseira verde, à meia-noite.

Segundo o homem, a situação estava agora mais calma porque muitas pessoas tinham desistido de esperar e acabaram por ir-se embora, uma vez que, à chegada, no acto de inscrição, foi avisado de que o tempo médio de espera era de duas horas.

O homem relatou ainda que a GNR foi chamada a intervir, por volta das 22h00, devido à confusão que se instalou entre os utentes e por alguns quererem exigir de volta o dinheiro da taxa paga no acto da inscrição.

O SUB de Albufeira pertence ao Centro Hospitalar do Algarve.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helder
    26 jul, 2016 Lisboa 15:58
    Médicos do Norte contra 1.441 vagas para os cursos de Medicina eis a razão por haver falta de médicos mas vcs os jornalistas têm medo de dizer .. SIMPLESMENTE VERGONHOSO E VCS SÃO COMPLACENTES COM ESTA REALIDADE
  • Alberto
    25 jul, 2016 Funchal 14:06
    Os outros médicos tinham ido à manifestação contra o petróleo.
  • Manuel
    25 jul, 2016 Lisboa 14:03
    A culpa é do anterior governo. A culpa é do Passos Coelho.
  • Martins
    25 jul, 2016 Suisse 09:37
    A vergonha de Portugal continua!!
  • fr
    25 jul, 2016 Portugal 08:43
    O dinheiro investe se no futebol, na saúde é desperdicio.

Destaques V+