Tempo
|
A+ / A-

Turcos manifestam-se "contra golpes e ditaduras"

24 jul, 2016 - 23:03

Protesto acontece após golpe falhado e numa altura em que o Governo do Presidente Erdogan tem em marcha uma purga nas forças armadas e noutras estruturas do Estado.

A+ / A-

Dezenas de milhares de pessoas encheram este domingo à tarde a praça Taksim, em Istambul, em defesa da democracia na Turquia.

A manifestação, que juntou apoiantes do partido no poder e da oposição, aconteceu nove dias depois da tentativa falhada de golpe de Estado.

Foi uma rara demonstração de unidade entre adversários políticos e a primeira manifestação autorizada nesta praça desde Junho de 2013.

“Este é um dia de unidade, um dia para nos erguermos contra os golpes e os regimes ditatoriais, um dia para fazer a voz do povo ser ouvida”, declarou o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu.

Pelo menos 246 pessoas morreram e duas mil ficaram feridas nos confrontos durante o golpe de estado falhado de 15 de Julho.

Desde então, o Governo do Presidente Tayyip Erdogan já prendeu ou afastou mais de 60 mil pessoas, entre militares, juízes, polícias e outros funcionários do Estado.

Turquia. Um golpe de estado falhado que reforçou o poder de Erdogan
Turquia. Um golpe de estado falhado que reforçou o poder de Erdogan
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    25 jul, 2016 Alvor 15:32
    Sr jornalista, os turcos (sexo masculino) estão a manifestar-se a favor de uma República Islâmica, com leis islâmicas e estado islâmico (muito semelhante ao que existe no Irão)... de acordo com a religião.... todas as outras considerações são puramente retórica jornalistica

Destaques V+