Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Austrália denuncia problemas e recusa ficar na aldeia olímpica

24 jul, 2016 - 20:03

Atletas australianos vão permanecer em hotéis do Rio de Janeiro.

A+ / A-

A aldeia olímpica do Rio de Janeiro abriu hoje as portas e a delegação australiana já denunciou "vários problemas, como gás, electricidade e canalização", recusando-se a ocupar os seus alojamentos.

"Devíamos ter ido para a aldeia a 21 de Julho [na quinta-feira] mas temos ficado em hotéis nas redondezas, porque a aldeia, simplesmente, não está segura ou pronta", frisou a Chefe de Missão australiana.

Kitty Chiller justificou a decisão em comunicado, descrevendo a existência de "casas de banho trancadas", de "canos rotos" ou "água a escorrer do tecto e a empoçar".

A responsável australiana prosseguiu com queixas, tais como sujidade, mas também "água a escorrer pelas paredes, curto-circuitos eléctricos e um forte odor a gás", acrescentando que as delegações britânica e neozelandesa, entre outras, tiveram os mesmos problemas.

A presidente da aldeia olímpica, a antiga basquetebolista brasileira Janeth, admitiu que as instalações não estão a 100%, mas confia que tudo esteja "resolvido" nos próximos dias.

"As reclamações são normais, nos primeiros dias em que chegas encontras sempre problemas. Isso acontece em todas as grandes obras, até as que fazemos em casa", afirmou a medalha de prata em Atlanta96 e bronze em Sydney2000.

Após estas denúncias, o comité organizador contratou 500 pessoas para resolver rapidamente estes problemas.

A menos de duas semanas da cerimónia de abertura, marcada para 05 de agosto, no Estádio do Maracanã, as instalações da aldeia olímpica devem começar a receber gradualmente mais de 10.000 atletas de um total de 207 delegações, entre as quais a inédita de refugiados.

No total, são esperadas 18.000 pessoas na aldeia, apoiadas por cerca de 13.000 funcionários e voluntários.

Também hoje, as forças armadas brasileiras iniciaram o patrulhamento das ruas do Rio de Janeiro, a fim de reforçar a segurança para os Jogos, que vão decorrer entre 5 e 21 de Agosto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+