Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atirador de Munique comprou arma na internet e já planeava ataque há um ano

24 jul, 2016 - 13:46

Suspeito de 18 anos era um ávido consumidor de videojogos e passou meses a pesquisar vários tipos de ataques semelhantes.

A+ / A-

A Procuradoria do estado da Baviera revelou este domingo que o atirador de Munique adquiriu a arma do crime ilegalmente através da internet e que estaria a planear o ataque há um ano.

De acordo com a informação avançada pela agência Reuters, os materiais encontrados em casa do atirador de 18 anos indicam que o jovem já estaria a planear o ataque que acabou por matar nove pessoas na passada sexta-feira há vários meses.

O rapaz alemão de origem iraniana terá visitado a escola no sudoeste da Alemanha onde um tiroteio em 2009 matou 15 pessoas, altura em que começou a planear o ataque.

No sábado, já tinha sido avançado que o suspeito possuía livros e documentos sobre tiroteios em massa e que já teria feito pesquisa na internet sobre ataques do mesmo tipo.

A pistola Glock 17 do atirador terá sido comprada ilegalmente através da internet, tal como as balas que trazia consigo no dia do ataque.

O atirador era também um ávido consumidor de jogos de computador, segundo a Procuradoria.

Ao contrário do que chegou a ser avançado, as vítimas não eram colegas de escola do atirador.

Robert Heimberger, chefe do gabinete de crime da Baviera, acrescentou que os pais do atirador ainda não puderam ser interrogados devido ao estado de choque em que se encontram.

No sábado soube-se que o adolescente já tinha recebido tratamento psiquiátrico e que terá actuado sozinho, sem ligações ao Estado Islâmico.

O rapaz de 18 anos lançou o caos em Munique, capital da Baviera, na sexta-feira, depois de abrir fogo perto de um movimentado centro comercial. Levava 300 balas na mochila quando foi encontrado morto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Meireles
    25 jul, 2016 Lisboa 12:33
    Era expulsar imediatamente todos os familiares deste suicida ! Devia ser criada uma lei europeia, quanquer suicida que cometa este tipo de actos barbaricos tinha de saber de antemäo que toda a sua familia iria ser expulse da Europa (no caso de näo serem europeus de origem)... Iam ver se os ataques näo paravam logo... Se näo se preocupam com eles mesmo talvez pensem um pouco nos que cá deixam...
  • AP
    24 jul, 2016 Oliveira do Hospital 17:11
    Agora a culpa é da sociedade ocidental... Vivam as sociedades autoritárias que, em vez de apoiarem as pessoas com em parte se vai fazendo por cá, matam e amputam logo à primeira suspeita, mesmo sem provas concretas.
  • Adelino Freitas
    24 jul, 2016 Portimão 16:03
    Contém-nos histórias como se fôssemos loiros e loiras muito mas muito burras!... pena que a comunicação social quer escrita e falada se deixou enrredar neste conto de fadas de conveniência. Enfim são as mudanças dos tempos outros valores se levantam.
  • FR
    24 jul, 2016 portugal 15:31
    Eu gosto é quando a renascenca me censura. deviam era estar todos no desemprego, otários
  • David
    24 jul, 2016 centro 15:31
    Não há besta sem crueldade, o jovem foi vitima de bullying e a indiferença da sociedade mais a sua falta de sabedoria em lidar com os traumas causou este acto de violência. Com apenas 18 anos a viver numa sociedade hipocrita e materialista que o mal tratava obviamente que se sentia perdido e sem método para alterar o seu estado mental e muito menos sensibilizar os seus agressores decidiu por termo a tudo. A sociedade ocidental tem o que merece, merecia melhor mas enquanto tiver o dinheiro como prioridade maxima este tipo de fenómenos vão-se multiplicar.
  • Sinceramente
    24 jul, 2016 Chaves 15:23
    Notícias de jornalixo , o que há mais em Portugal . Desde quando é que jogar videojogos tem alguma coisa a ver com ataques deste tipo ? Se assim fosse , havia ataques destes a toda a hora ....
  • Edmundo Fernando Lei
    24 jul, 2016 Lisboa 15:20
    A culpa é do pokemon go!!!! jornalistas palhaços!!!!!!
  • MarRevolto
    24 jul, 2016 Lisboa 15:11
    "Terá actuado sozinho, sem ligações ao estado islamico". Desculpem, mas que trumpa de informação é esta??? O rapaz ter-se-à convertido ao cristianismo, era admirador de Breivik (o terrorista de extrema direita que matou 77 pessoas na Noruega em 2011) e sofria de perturbações psiquiátricas e vocês ainda estão com o desh? Quando é que vocês começam a INFORMAR em vez de escrevinhar umas tretas tendenciosas e omissas??
  • destina carreira
    24 jul, 2016 queluz 14:42
    agora o culpado sao os jogos para desculpar o terrorismo islamico vamos esperar a proxima desculpa
  • Mr. T
    24 jul, 2016 Lisboa 14:30
    Será que o detalhe de ser ávido consumidor de videojogos é relevante? Ou só serve para tentar passar a ideia que eles influenciaram o indivíduo e serão, de certa forma, responsáveis? Há uma tendência enorme para se arranjarem bodes expiatórios hoje em dia. Só não nos devemos esquecer que os comportamentos partem do indivíduo, e não do meio envolvente.

Destaques V+