Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Calor intenso traz risco elevado de incêndios e exposição UV

24 jul, 2016 - 10:36

Temperaturas podem chegar aos 41 graus. Todos os distritos em alerta por causa do calor, risco de exposição aos raios ultravioleta e risco de incêndios.

A+ / A-

Todos os distritos de Portugal Continental, à excepção de Faro, estão este domingo sob aviso amarelo devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

Apenas o distrito de Faro está sob aviso verde, o quarto da escala, que classifica as áreas para as quais não se prevê qualquer situação meteorológica de risco.

O IPMA prevê para este domingo a continuação de tempo quente com céu geralmente limpo, vento em geral fraco e uma pequena subida de temperatura.

As temperaturas deverão chegar aos 41 graus em Santarém, que é o distrito mais quente do continente, aos 39º em Évora, aos 38º em Beja e Braga, aos 37º em Leria, Coimbra e Castelo Branco, aos 36º em Lisboa e Portalegre, aos 34º Viseu e Vila Real.

Bragança e Porto deverão chegar aos 33º, Faro e Viana do Castelo aos 32º e a Guarda não deverá ultrapassar os 31º.

Todos os distritos de Portugal Continental apresentam risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPAM).

No caso do risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5, considerado moderado, 6 a 7, que é elevado, 8 a 10, muito elevado, e superior a 11, índice extremo.

Dezoito concelhos dos distritos de Santarém, Guarda, Castelo Branco, Leiria e Coimbra apresentam este domingo o risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Sertã e Oleiros e Vila de Rei (Castelo Branco), Góis, Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos (Leiria).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+