Mário Soares é “livre como um passarinho”

Mário Soares é “livre como um passarinho”

Tempo
|
Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

24 jul, 2016 - 00:04

Os 40 anos do 1.º Governo Constitucional de curta duração, recordou António Costa, foram o pretexto para a homenagem a uma longa vida do homem e sobretudo do político, Mário Soares.

A+ / A-

Mário Soares é um homem e um político “livre como um passarinho”, afirmou este sábado o primeiro-ministro, António Costa.

Os 40 anos do 1.º Governo Constitucional de curta duração, recordou António Costa, foram o pretexto para a homenagem a uma longa vida do homem e sobretudo do político, Mário Soares.

“Tem sido uma vida longa na resistência à ditadura, na forma como soube defender a revolução das ameaças à liberdade, longa na capacidade que teve de assegurar o fim do colonialismo e a nossa integração na União Europeia, na capacidade que teve de consolidar a nossa democracia e de garantir a reconstrução económica do país”, disse o primeiro-ministro numa homenagem que juntou cerca de 200 pessoas.

António Costa recordou que quando o seu primeiro executivo caiu no Parlamento, Mário Soares declarou que se sentia “livre como um passarinho”. E foi essa a explicação para escolher os jardins da residência oficial para esta homenagem.

“Um jardim cheio de árvores, ele que é um grande amante das árvores porque, no fundo, são as árvores que permitem aos passarinhos serem livres e é essa a grande definição do Dr. Mário Soares. Será sempre um passarinho em liberdade. Muito obrigado”, concluiu o chefe do Governo.

Mário Soares chegou ao Jardim de São Bento apoiado no braço de Marcelo Rebelo de Sousa, que não ficou para assistir à cerimónia, mas que quis marcar presença.

O antigo primeiro-ministro e Presidente da República, de 91 anos, foi aplaudido de pé. Foi sentado ao lado dos filhos e do neto que ouviu as palavras de António Costa, mas também de Rui Vilar, ministro dos Transportes do seu primeiro Governo, e de Pinto Balsemão, outro ex-primeiro-ministro e amigo.

Ramalho Eanes, Pedro Passos Coelho, Pedro Santana Lopes, Manuel Alegre e Eduardo Lourenço foram algumas das personalidades que marcaram presença. Jorge Sampaio esteve ausente por motivos de saúde. Cavaco Silva, que este sábado foi homenageado ao almoço, não marcou presença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alves
    25 jul, 2016 Porto 07:58
    Pois, o Maduro tb começou a falar de passarinhos e agora é o q se vê...
  • Mario Morais
    24 jul, 2016 Portugal 16:40
    garantir a reconstrução económica do país”, disse o primeiro-ministro numa homenagem que juntou cerca de 200 pessoas. Se chama reconstrução económica do país” a isto que presenciamos. então a sua visão é muito curta. Devia mudar as lentes para verse consegue ver mais além.
  • Mario Morais
    24 jul, 2016 Portugal 14:26
    Será que também teve cortes na reforma?
  • Isaura
    24 jul, 2016 LISBOA 13:28
    PORTUGAL está um País com um punhado de DONOS....O Resto é Povo na miséria sem trabalho e fome. A Igreja Católica tem o DEVER de denunciar estas situações e o PAPA não gosta destas ocultações.
  • Isaura
    24 jul, 2016 Lisboa 13:00
    Que TRIUNVIRATO????????????????????????Haja DEUS......Um Cátólico e DOIS Ateus.....dá-se tudo bem
  • Isaura
    24 jul, 2016 Lisboa 12:54
    Afinal a RR faz censura?????????Isto porque protege os ATEUS??????????????????Publiquem lá os comentários dos Portugueses católicos....sejam carinhos segundo as regras do Vaticano....
  • Madala
    24 jul, 2016 12:33
    Passarinho? Passarão.....
  • atento
    24 jul, 2016 Aveiro 11:55
    Uma das muitas injustiças neste país!
  • Isaura
    24 jul, 2016 Lisboa 11:37
    Passarinhos em Portugal...temos muitos e cheios de fome e miséria...
  • Maria
    24 jul, 2016 Setúbal 11:33
    Se nós tivéssemos todas as mordomias que ele tem, também éramos livres como uns passarinhos!

Destaques V+