Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Homenagem a Cavaco. Ex-presidente sente-se um "homem de sorte"

23 jul, 2016 - 16:49

Num almoço em Lisboa com dezenas de pessoas, ​Cavaco Silva disse que muita coisa não se sabe sobre o seu exercício de funções em Belém.

A+ / A-

O ex-Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirmou hoje que saiu "de consciência bem tranquila" de Belém e referiu que muita coisa não se sabe sobre a forma como exerceu funções, mas não quis agora "fazer revelações".

Cavaco Silva falava durante um almoço de homenagem, num hotel de Lisboa, que juntou dezenas de pessoas que fizeram parte das suas equipas como presidente do PSD, primeiro-ministro e Presidente da República, às quais agradeceu, considerando-se "um privilegiado e um homem de sorte" pelas funções públicas que exerceu.

"Muita coisa se sabe sobre a forma como exercia as minhas funções de Presidente da República. Mas também há muita coisa que não se sabe, porque tomei a decisão de manter muita coisa reservada na convicção de que essa era a melhor forma de defender o superior interesse nacional", declarou.

No entanto, o ex-chefe de Estado não quis revelar informação nova nesta ocasião: "Este não é o tempo, como é óbvio, de fazer revelações. É o tempo para eu agradecer àqueles que estiveram ao meu lado nas mais variadas situações e me ajudaram a percorrer este caminho político".

Num discurso de cerca de 15 minutos, Cavaco Silva apontou um momento como decisivo para a entrada na sua vida política: "Se Sá Carneiro não me tivesse ido buscar à universidade e ao Gabinete de Estudos do Banco de Portugal, eu não teria tido carreira política, teria tido carreira académica, algo que também muito me satisfaz".

O ex-Presidente da República admitiu que é um "homem de sorte" na política, mas também reconheceu que a sorte dá muito trabalho.

No final da sua intervenção, nomeou várias pessoas que trabalharam consigo e destacou o papel da sua mulher, Maria, e da sua família. "Eu não vos disse qual foi o privilégio maior que tive ao longo de toda a minha profissional e política, sem o qual eu não teria chegado onde cheguei: o privilégio de ter tido sempre ao meu lado a mulher com quem casei e toda a minha família", disse.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença no almoço com Cavaco Silva e vai estar mais tarde numa homenagem a Mário Soares.

O chefe de Estado considera que os seus antecessores "continuam na memória colectiva e ambos merecem ser homenageados".

Para Marcelo Rebelo de Sousa, "é uma boa coincidência" que os dois antigos presidentes e primeiros-ministros tenham homenagens realizadas esta sábado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Olha! Olha!
    24 jul, 2016 Lx 14:15
    Escondeu muita coisa para bem do país! Claro como é que devia divulgar as fraudes e crimes dos seus amigalhaços no BPN, o banco dos PSDs!?
  • Luis
    24 jul, 2016 Lisboa 00:32
    Cheios de sorte estão os Portugueses por se terem visto livres da Mumia e do Traste de Massamá.
  • Toninho Marreco
    23 jul, 2016 Lapa- Lisboa 23:22
    Sim sim . Tinha amigos muito importantes . Dias Loureiro , Duarte Lima , O senhor do BPN , etc etc etc e etc . Todos MUITO BOA GENTE .
  • António
    23 jul, 2016 coimbra 20:32
    "Muita coisa se sabe sobre a forma como exercia as minhas funções de Presidente da República. Mas também há muita coisa que não se sabe, porque tomei a decisão de manter muita coisa reservada na convicção de que essa era a melhor forma de defender o superior interesse nacional", declarou. COISA ESTRANHA! ....................................Ó Homem fale! ou então cale-se para sempre. Assim é que não adianta nada, aumenta a dúvida e provoca a intriga. Se é para dizer diga, se não tem interesse não lance a dúvida.
  • joao
    23 jul, 2016 Lisboa 18:59
    Homenagem por quê?! Quem devia ser homenageado era o povo português por andar a ser prejudicado e desgovernado há anos e anos pelos politiqueiros incompetentes e cheios de interesses! Auto-homenageiam-se! Devia era pagar as despesas do seu bolso! Quem vai pagar esse desperdício?! É bruxelas ou o tal país em crise! Homenagear quando os portugueses têm a pior qualidade de vida da europa, sistema de saúde péssimo, mesmo o negócio dos hospitais privado "presta" um serviço duvidoso, cidadãos a morrer nas urgências onde esperam horas e dias, exames urgentes que demoram quase um ano no tal sistema de saúde, ou melhor de doença!
  • Rodrigo João Callado
    23 jul, 2016 Cantanhede 18:56
    Rosinda : quando falar de Sá Carneiro, lave primeiro e bem a boca e a língua com vinagre. Depois de desinfectada, uma boa solução de ácido sulfúrico com pó de vidro...
  • Domingos
    23 jul, 2016 Ancora 18:56
    O nível dos comentários aqui do site da RR revela bem a falta de consciência cívica e o atavismo ideológico de tanta gente. A história, não a espuma dos interesses politiqueiros baratos e comentadeiros sem consciência, já mostra e mostrará a estatura do homem.
  • Abel
    23 jul, 2016 Vila Flor 18:44
    Homenagem porquê se foi o pior Presidente que tivemos, o mais falso, o mais ambiguo, o mais mesquinho e o mais gastador de todos ?
  • Barradas
    23 jul, 2016 setubal 17:59
    Então não há-de ser um homem de sorte, devia estar preso e não está... não é só o 44 há por aí mais uns milhares!
  • a Múmia de belém
    23 jul, 2016 CONGONHAS 17:47
    444444444444444444

Destaques V+