Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Soares e Cavaco estão na memória colectiva e ambos merecem homenagem

23 jul, 2016 - 15:26

Presidente diz que "é uma boa coincidência" que os dois antigos presidentes e primeiros-ministros tenham homenagens este sábado.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este sábado que os seus antecessores Mário Soares e Aníbal Cavaco Silva "continuam na memória colectiva e ambos merecem ser homenageados".

Segundo o chefe de Estado, "é uma boa coincidência" que os dois antigos presidentes e primeiros-ministros tenham homenagens realizadas este sábado.

Marcelo Rebelo de Sousa juntou-se por cerca de quinze minutos à homenagem a Cavaco Silva num hotel de Lisboa e referiu que também estará na homenagem a Mário Soares e ao I Governo Constitucional, marcada para as 18h30, na residência oficial do primeiro-ministro.

"Foi uma coincidência. Esta homenagem estava marcada há muito tempo e a homenagem ao doutor Mário Soares tem razão de ser porque faz agora 40 anos, hoje - o tempo passa rápido - que foi investido como primeiro primeiro-ministro da democracia portuguesa", declarou aos jornalistas.

O Presidente da República foi questionado sobre a notícia de que a Comissão Europeia vai propor ao Parlamento Europeu a suspensão de 16 fundos estruturais em Portugal s como sanção por défice excessivo.

"Eu não vou nesta ocasião comentar rigorosamente nada a não ser dizer que vim aqui associar-me à homenagem muito justa ao Presidente Cavaco Silva, não esquecendo naturalmente os anos em que foi primeiro-ministro, mas em particular ao Presidente pelo serviço ao país", respondeu.

"É essa a razão de ser da minha presença aqui e só não fico para o almoço porque tinha já marcado um casamento de uma filha de um amigo e não posso faltar", justificou.

"Como estarei hoje ao fim da tarde na homenagem também muito justa ao Presidente Mário Soares. E promovi, como sabem, a homenagem primeira ao Presidente Ramalho Eanes", adiantou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "de há alguma maneira há aqui o reconhecimento da continuidade institucional da democracia e do papel fundamental dos presidentes da República na democracia portuguesa".

"Englobo no meu pensamento o Presidente Jorge Sampaio, que também teve um papel importante, independentemente das homenagens que venha a merecer no futuro", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Morais
    24 jul, 2016 Portugal 14:50
    Os Professores e exemplo da Classe Politica em Portugal. È um orgulho Nacional, Por isso estamos tão bem depois de 40 anos. Realmente foi um trabalho dignificante que está á vista de todos.... Palmas, condecorações, festas, galhardetes o Zé paga esses eventos. Marcelo isso é seguramente o que um PR deve fazer. Acredito que está escrito na constituição. As iniciais PR podem ser entendidas como Paródia Republicana uma questão de interpretação.
  • cascais
    23 jul, 2016 cascais 17:33
    Homenageados, a propósito de que o sr. Presidentente actual não terá outras prioridades que não homenagens personagens que não mais fzeram a sua obrigação enquanto o exercicío do seu mandato que por sinal foram deixaram muito a desejar e principalmente o EX-Presidente Cavaco Silva que de todos os presidentes da nossa REPÚBLICA foi o que mais marcou o mandato com péssimo perfil para presidente e uma conduta de ziguezague atitudes de anticonstitucionais e sem sofrer quaisquer consequencias plo facto e muito mais haveria para mencionar desde vantagens sobre compra de acções etc...
  • joão
    23 jul, 2016 Lisboa 17:25
    "Estão na memória coletiva"?! Mas de quem?! Diz cada barbaridade! Só se for pela negativa, por estarem cheios de mordomias, pela inutilidade, por praticamente nada terem feito! Quem devia ser homenageado era o povo português por andar há anos e anos a ser desgovernado por incompetentes e politiqueiros com muito oportunismo! Assistimos ao inaceitável e que revela o que é essa casta politiqueira! O país e muita da população com dificuldades, a tal crise e sanções e vão gastar inaceitavelmente mais uns milhares em "auto-homenagens", revelando a sua inutilidade, também não corrigem a tremenda injustiça dos muitos ordenados escandalosamente milionários dos muitos gestores, diretores e vogais públicos a ganharem dezenas de milhares de euros ao mês acima do tal presidente da república, o que já de si revela a iregularidade, quando deviam ser escolhidos por concurso público e ganhar ordenado mas nivelado com a realidade de portugal! Continua o fartar vilanagem, impune! Os sacrifícios e cortes é para o povo!
  • SALAZAR
    23 jul, 2016 lx 16:20
    Uma vergonha. Dois bandidos que destruíram Portugal, mas enriqueceram à sua custa. Num país sério estavam presos. Em Portugal são homenageados. Mas não era de esperar outra coisa do Marcelo, que sempre fez parte do sistema. PS - Por favor tenham a decência de não censurar os comentários.

Destaques V+