Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​O que sabemos sobre o ataque em Munique

23 jul, 2016 - 02:07

A Alemanha viveu uma sexta-feira sangrenta. Um atirador espalhou o caos e a morte na capital da Baviera. Entre muitas perguntas por responder sobre o que aconteceu, há algumas certezas confirmadas pelas autoridades.

A+ / A-

Pela terceira vez no espaço de poucos dias, a Europa voltou a viver horas de sobressalto e o pesadelo de um ataque com vítimas. Depois de Nice e Wurzburgo, esta sexta-feira foi a vez de um homem armado espalhar a morte e o caos em Munique.

Durante o dia foram sendo avançadas inúmeras informações, algumas contraditórias, sobre o número de vítimas, os locais dos tiroteios, quantos atacantes e a natureza do ataque que as autoridades foram esclarecendo.

O que sabemos sobre o ataque em Munique

  • O tiroteio teve início minutos antes das 18h00 locais (17h00 em Lisboa), de sexta-feira, 22 de Julho.
  • Começou num restaurante da cadeia McDonald’s e estendeu-se ao centro comercial Munich Olympia.
  • O ataque provocou dez mortos, incluindo o atirador, e 27 feridos, três em estado grave. A identidade e nacionalidade das vítimas ainda não são conhecidas.
  • Sete das vítimas mortais eram adolescentes.
  • Entre os mortos está o alegado atirador, que se terá suicidado a um quilómetro do local do tiroteio.
  • O suspeito é um alemão de origem iraniana, de 18 anos, que nasceu e cresceu na cidade e não tinha cadastro criminal. Tinha dupla nacionalidade.
  • A polícia desconhece os motivos do ataque e continuam a investigar o caso.
  • A operação de segurança envolveu 2.300 polícias de Munique e de outras zonas da Alemanha, que reforçaram o contingente.
  • As autoridades chegaram a admitir a possibilidade de haver três atiradores em fuga, hipótese mais tarde descartada pelo chefe da polícia de Munique.
  • Após o ataque, foi declarado do estado de emergência em Munique e a circulação de transportes públicos foi interrompida por razões de segurança. O alerta foi levantado ao início da madrugada de sábado e os transportes já foram retomados.
  • O Governo alemão não confirma a tese de terrorismo e vai reunir o seu conselho de segurança.
  • É o segundo ataque em poucos dias na Alemanha. Na segunda-feira, 18 de Julho, um homem com um machado feriu várias pessoas num comboio regional, na cidade de Wurzburgo, na Baviera.
  • Não há portugueses entre as 9 vítimas mortais do ataque, mas não existem informações sobre a identidade dos feridos que receberam tratamento hospitalar.
  • O suspeito estaria a receber tratamento médico e psiquiátrico. Não há provas de que teria ligações ao Estado Islâmico, embora tenham sido encontrados no seu quarto documentos e livros sobre tiroteios em massa e técnicas de assalto com armas de fogo.
  • O atirador não tinha licença para a arma do crime, uma pistola Glock. Levava 300 balas na mochila.
  • A família ainda não foi interrogada por estar muito abalada com a situação. Os pais do suspeito são iranianos. Não foi encontrada numa carta de despedida.
  • As vítimas do ataque tinham entre 13 e 45 anos, três do sexo feminino e seis do sexo masculino.
  • O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia confirma que há três turcos entre as vítimas, dois adolescentes e uma mulher. Três albaneses do Kosovo e um grego estão também entre as vítimas.

[Está artigo será actualizado quando forem confirmadas novas informações sobre o que aconteceu em Munique]

Munique. Tiroteio faz vários mortos e feridos
Munique. Tiroteio faz vários mortos e feridos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adelino Freitas
    23 jul, 2016 Portimão 12:54
    Pelo que já li existe muita verdade escondida se um dia havemos de saber? Não sei, o que sei é que a Europa (Bruxelas) se preocupa com os trilhões de euros a sacar dos paises que fazem parte desta malfada EU alguém já percebeu a fragilidade das mentalidades e agora é só espalhar o terror e fazer vingar as suas ideologias politicas e religiosas. Por mais quanto tempo? Não sei mas não quero estar por cá porque vai ser muito mau.
  • P/rosa
    23 jul, 2016 parva 12:33
    Isto é cada raciocínio que até é de deixar parvo qualquer um...Oh rosa que é que os emigrantes portugueses têm a ver com os assassinos de raça muçulmana que matam indiscriminadamente??? Tu ainda apoias esta gente? E fosses tu a levar um tiro, não estavas com esta boca que quando abre ou é para dizer asneira ou entrar mosca? Este teu comentário é o cúmulo do ridículo. Pena que muitos de vocês que apoiam esta gente não estejam nos lugares onde eles fazem os atentados... Oh rosa é porcausa desta estupides como a tua que muitos inocentes vão morrendo. Olha vá lavar louça em vez de vires dizer porcaria para irritar os outros com estes comentários sem nexo nenhum. Tu tens mais solidariedade para com terroristas do que para com inocentes que perdem a vida...cérebro de avestruz
  • Jose
    23 jul, 2016 Almeirim 12:32
    O problema da Europa é que estão integradas milhares de pessoas de um tipo de sociedade que tem, lá no fundo, uma tendência para criar este tipo de terror. Esta-lhes incutido. No fundo no fundo, é fácil este tipo de situação que temos vindo a assistir, se tornar viral. Acho que a Europa deveria desenvolver ações no sentido de os potenciais terroristas pensarem 2 vezes antes de infligirem este terror. Desculpem, mas por 1 pagam todos. Hoje são bombas a explodir, quero ver quando começarem a degolar as pessoas em plena Europa, como fazem tao facilmente no Médio Oriente.
  • rosinda
    23 jul, 2016 palmela 11:42
    O atirador nao tem cadastro estava doente e acabou por se inspirar no no que as televisoes injetam ca para fora! Quando eu era pequenita recordo-me de ir com a minha mae a algumas feiras ou mercados passado um tempinho comecavamos a ouvir uma voz quegritava mais uma para aquele senhor mais outra para aquela senhora isto hoje e para rebentar nos queremos e vender as mantas todas ai a minha mae que tem hoje noventa anos pegava-me num braco e fugiamos as duas daquele sitio porque nao se aguentava aquela barulheira! As televisoes as radios transformaram-se em vendedores de mantas ! Ou fugimos ou ficamos doentes.
  • Manue Fernandes
    23 jul, 2016 Lisboa 10:11
    A Europa tem de adoptar a mesma politica que Israel... se estes tipos não querem saber das suas vidas talvez se preocupem um pouco com a dos seus familiares... Cada pessoa que cometa um acto terrorista era saber logo de antemão que toda a sua familia directa , ascendencia e descendencia ia ser deportada para o seu pais de origem... independente de tudo o resto.... Estest tipos iam começar a pensar 2 vezes antes de matarem e de se matarem...
  • Jorge Fernandes
    23 jul, 2016 Lisboa 09:47
    Claro que a situação da segurança de todos nós Europeus só tende a piorar enquanto se mantiver esta postura Europeia de "ajuda" e permissividade. Os políticos Europeus a nível geral deveriam sair do seu mundo de "bondade" e compreensão para com todos os "desafortunados" do mundo e contribuir de facto para a segurança das sua populações. Estamos já a ter demasiados custos a todos os niveis, chega de incompetência groseira e negligencia "infantil" nesta Europa "cor de rosa".
  • Flor
    23 jul, 2016 Portugal 09:38
    Vá dizer isso aos emigrantes portugueses...
  • António Silva
    23 jul, 2016 Braga 09:38
    Se fazem isso em minoria nem imagino quando forem maioria na europa .
  • Nuno
    23 jul, 2016 Mindelo 09:32
    Mais uma vez, os resultados desta nova sociadade multi tudo...(multi etnica, cultural e religiosa) sao expetaculares. É mesmo isto que nós queremos sem duvida alguma.
  • Portas escancaradas
    23 jul, 2016 lisboa 03:07
    Isto é apenas o resultado desta politica negligente de imigraçao. Os Governantes Europeus são os maximos responsáveis por aquilo que está a acontecer. "Eu quando chego a casa fecho sempre a porta".

Destaques V+