Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deco responde

Como ter umas férias sossegadas?

22 jul, 2016 - 16:52 • Deco

Do "kit" de primeiros socorros às dicas para resolver pequenos acidentes.

A+ / A-

Todas as sextas-feiras, a Renascença e a Deco dão-lhe dicas e conselhos práticos sobre situações do dia-a-dia. Se tem alguma sugestão ou gostaria de ver algum assunto esclarecido escreva para online@rr.pt

Veja também


Certamente está ansioso por partir de férias e já está a fazer as malas, mas verificou se tem tudo o que é necessário para não ficar com o merecido descanso estragado?

Antes de fechar a mala, se toma medicamentos regularmente, certifique-se que os leva e que colocou doses superiores ao necessário. Assim, caso fique fora mais dias do que o previsto ou se os medicamentos se estragarem, sempre tem uma reserva.

Não esqueça, ainda, que se vai viajar de avião, tem de conhecer as regras para levar os medicamentos consigo.

Prepare um pequeno “kit” de primeiros socorros para qualquer eventualidade. Deve incluir, pelo menos:

  • um analgésico, para combater uma dor repentina;
  • um anti-séptico, para tratar feridas ou cortes acidentais;
  • pensos rápidos;
  • um repelente de mosquitos.

Quando acontecem os pequenos acidentes, resultado dos piqueniques, churrascos e mergulhos, como a picada de uma abelha, uma queimadura, ou uma picada do peixe-aranha, o que pode logo fazer? As dicas caseiras podem ajudar.

No caso das picadas de abelha, o truque é fácil. Retire o ferrão, raspando com a unha ou com um cartão multibanco. Nunca aperte a zona, nem use uma pinça, para evitar espalhar o veneno. Lave depois com água e sabão. Perante dor e inchaço, arrefeça a zona com uma compressa fria ou gelo envolto num pano. Em caso de necessidade, tome ou dê a tomar um analgésico (paracetamol ou ibuprofeno). Se for alérgico, apresentar dificuldades respiratórias ou a tensão baixar, terá mesmo de consultar um médico.

As feridas pequenas, como os joelhos esfolados, devem ser lavadas com água corrente ou soro fisiológico. Deve limpar-se à volta com água e sabão, deixar secar e aplique um penso. Se sangrar, proceda da mesma forma após estancar a hemorragia com gaze ou um pano limpo. Deixar a ferida secar ao ar para melhor cicatrizar é uma crença errada. O penso propicia um ambiente húmido, favorável à cicatrização. Não retire a crosta, pois protege a ferida e controla a hemorragia. Terá de ir ao médico se não conseguir estancar a hemorragia, se a ferida for muito extensa, profunda ou pontiaguda (provocada por pregos, farpas ou uma mordedura), se não tiver a vacina do tétano em dia, ou se piorar após três dias.

As queimaduras de primeiro grau afectam a parte superficial da pele, que fica vermelha e seca, por isso deve arrefecer a zona com água corrente durante 20 minutos. Ao contrário do que se diz, não aplique manteiga ou pasta de dentes, pois podem agravar a inflamação. As queimaduras de segundo grau atingem zonas mais profundas da pele, causam dor intensa e podem surgir bolhas. Se a queimadura atingir mais de 15% do corpo, vá ao médico ou chame o 112. Afaste a vítima do calor e arrefeça-lhe a pele durante 20 minutos com água corrente. Retire a roupa e os objetos que causam compressão, sem puxar a pele queimada.

A picada de mosquitos é outro aborrecimento típico de Verão. Se causar muita comichão, lave a zona da picada com água fria e sabão. Aplique gelo envolto num pano ou saco, para atenuar eventuais dores e inchaço. Evite coçar para não infectar.

Não é fácil enfrentar a dor causada pela picada de peixe-aranha! A água quente alivia a dor, pelo que deve mergulhar a zona afetada em água tão quente quanto possível, durante meia hora a 90 minutos. Se a dor persistir, tome paracetamol ou ibuprofeno. O espinho deverá ser removido com uma pinça. Não toque com os dedos. Limpe a ferida com água e sabão, passe por água fresca e deixe secar ao ar. Nunca cubra a zona afectada. Vá ao médico se não conseguir remover o ferrão, se este se encontrar numa articulação ou se a inflamação e a dor se agravarem. Nalguns casos, é necessário antibiótico e a vacina antitetânica, se não estiver em dia.

Goze seguramente o Verão com as nossas dicas!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+