Tempo
|
A+ / A-

Metade dos cursos superiores que havia em 2010 desapareceu

20 jul, 2016 - 08:15 • Fátima Casanova

Nos últimos seis anos, acabaram cerca de 2.400 cursos, a esmagadora maioria por decisão das próprias instituições. O presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior diz que só decidiu cerca de 10 por cento dos casos.

A+ / A-

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) chumbou, desde 2010, 220 formações superiores, entre licenciaturas, mestrados e doutoramentos, que estavam a funcionar em universidades e politécnicos públicos e privados.

O universo de cursos descontinuados é, contudo, muito mais vasto: praticamente metade das formações que existiam há seis anos já desapareceram. As próprias instituições puseram fim a cerca de 2.400 cursos, sem intervenção da A3ES.

O presidente da A3ES, Alberto Amaral, destaca, em entrevista à Renascença o facto de os estabelecimentos de ensino terem percebido que havia excesso de cursos: "As instituições aproveitaram estes processos de acreditação também para arrumar a casa. Havia formações antigas, que já não respondiam a nada, formações que não atraiam alunos, e havia formações que não tinham quadros qualificados. Portanto, houve, de facto, uma supressão de um número muito grande de cursos. Diria que 45% dos cursos que existiam desapareceram desde o início do processo.”

“É muito mais agradável que sejam as próprias instituições a tomarem a decisão de arrumar a casa do que estarem à espera de intervenção externa e nesse sentido o processo foi positivo", reforça, acrescentando que "a maioria dos fechos deverá ter sido no universitário publico".

Este ano, o processo ainda não está fechado. Foram apresentados 225 pedidos para acreditação de novos cursos e, até agora, foram aprovados 43. Redes e telecomunicações, tecnologias de informação e engenharia informática são exemplos de novas formações a abrir portas em Setembro.

Empregabilidade: factor a ter em conta

No dia em que são conhecidos os dados relativos ao concurso nacional de acesso ao ensino superior público, Alberto Amaral considera que os jovens "devem procurar cursos que não se afastem muito da sua vocação e que tenham à partida melhor empregabilidade", apontando a informática como uma boa aposta, porque, "neste momento, em Portugal, há uma enorme falta de pessoal na área da informática".

"Cerca de 20 mil pessoas que são necessárias para preencher as necessidades do país”, estima Alberto Amaral.

Exemplo do reverso da medalha é a área da engenharia civil, "um problema muito complicado", porque foi atingida por dois factores: "Por um lado, porque passou a ser exigida a matemática e a física para ingresso, o que diminuiu o numero de candidatos, e, por outro lado, devido à crise, engenharia civil passou a ser sinonimo de desemprego. Só o Técnico, em Lisboa, e a Faculdade de Engenharia do Porto é que, mais ou menos, sobreviveram sem grandes problemas. Tudo o resto teve problemas.“

“Curiosamente, não se sentiu tanto na Arquitectura, onde o privado protegeu o público, onde se tem aguentado o mesmo número de alunos", acrescenta Amaral.

Qualidade

O presidente da A3ES avalia positivamente a qualidade da formação em Portugal. “De uma maneira geral, a oferta que nós temos é boa. Não há dificuldade nenhuma em jovens que terminam a sua licenciatura encontrarem emprego lá fora, em França, Alemanha ou Inglaterra. São procurados. Por exemplo, as áreas das engenharias são muito procuradas lá fora, com enfermagem não há dificuldade nenhum. Os nossos enfermeiros têm uma formação excelente”, sustenta Amaral.

Alberto Amaral sublinha, ainda, que se verifica, "de forma evidente, que houve um aumento substancial da qualificação do pessoal docente. Por exemplo, a percentagem de doutorados, quer no publico quer no privado, aumentou significativamente e isso é positivo para a qualidade do ensino".

Menos jovens, no presente e no futuro

Dado evidente é o da diminuição do número de alunos que chega ao superior, "que está relacionada com questões demográficas".

Alberto Amaral alerta para o facto de ser necessário "estar atento ao que vai acontecer nos próximos 20 anos, porque todas as estimativas apontam para uma diminuição significativa de jovens a frequentar a universidade e politécnicos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • barsanulfo
    20 jul, 2016 alcains 12:23
    Pois, um dia teria de acontecer, embora seja insuficiente. Bem sabemos que no ensino público o problema existe.Todavia, é no ensino superior privado que o escândalo é mais evidente. Institutos, politécnicos, escolas e mais escolas, cresceram como cogumelos, a maioria dos quais subsidiados, se tornaram para alguns lobys um negócio altamente lucrativo de milhões. Cursos certificados, reconhecidos por ministros e ministérios amigos, cujos amigos eram parte interessada no negócio, sem a menor empregabilidade, interna e externa. Licenciaturas do "passarinho de bolinhas amarelas, da curva da banana, da sanita entupida, da altitude do Evereste" etc etc. Um canudo de milhares de euros, a maioria dos quais suportados por pais endividados, deslumbrados, para garantir o (Dr) associado ao nome do descendente. Doutor de coisa nenhuma, num pais de falsos doutores, onde até existem alguns destes ( falsos) que o desejaram ser, apenas porque cumprimentaram fora de horas, algumas vezes, o porteiro da faculdade. Milhares de cursinhos , á mediada das bolsas de pais equivocados, endividados repito, com baixa escolaridade na sua maioria, que só percebiam o logro quando o petiz já pseudo dr., iniciava estágio na mercearia da aldeia, ou no caixa de uma das lojas do tio Belmiro e Santos, eternizando a dependência familiar. È ainda insuficiente a "limpeza" já realizada. Haja critério, visando o interesse dos alunos e do país, jamais a bolsa dos negociante de ensino.
  • Pedro
    20 jul, 2016 Porto 09:48
    Um País têm que influenciar as suas instituições de ensino para as suas carências ao nível profissional. Como neste País é o deixa andar e o Superior é um luxo para muitos, só vai quem pode e não quem realmente poderia fazer a diferença... tanto se critica a ditadura no entanto o ensino superior e mesmo secundário ainda acarreta despesas obscenas para as famílias deste Portugal, o salário mínimo é diretamente proporcional à qualidade de vida..
  • António
    20 jul, 2016 Porto 09:25
    Foi bom terem arrumado a casa e cortado no que estava em excesso, mas continua a ser muito negativo formar quadros superiores para que vão trabalhar para fora de Portugal. Serão muito poucos aqueles que fazem um curso superior, ou qualquer outra qualificação, porque querem emigrar...e isso não prestigia, em nada, o nosso país, só evidencia que continuam a ser tomadas medidas desajustadas.
  • 20 jul, 2016 v 09:24
    Tirem cursos que deem para poder emigrar,tipo.enfermagem,tecnicos de informática,engenheiro,etc,também têm sempre a hipótese da politica!

Destaques V+