Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Costa ataca oposição. "PSD não tem a menor credibilidade" para falar sobre banca

20 jul, 2016 - 07:47

O primeiro-ministro disse que um dos objectivos centrais do seu executivo "é não permitir que haja novos BES ou Banif, que só existiram devido à incúria com que o poder político fingiu que os problemas não existiam".

A+ / A-

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou, terça-feira à noite, que o PSD não tem credibilidade para falar em estabilidade da banca em Portugal, acusando o anterior executivo de ter escondido os casos do Banco Espírito Santo (BES) e do Banif.

As críticas de Costa foram feitas no final de uma reunião com a bancada parlamentar socialista, depois de o presidente do PSD, Passos Coelho, e de o líder parlamentar social-democrata, Luís Montenegro, terem acusado o Governo de fazer declarações que contribuem para a instabilidade do sector da banca.

"O PSD não tem a menor credibilidade para falar em matéria de sistema financeiro. Para encenar uma falsa saída limpa do programa de ajustamento, o PSD escondeu a situação do BES e do Banif", acusou por sua vez o secretário-geral do PS.

Para o líder socialista, "a atitude do PSD de esconder problemas impediu que esses mesmos problemas fossem resolvidos".

"Porventura, como hoje é sabido, se tivessem sido adoptadas medidas a tempo e horas relativamente ao Banif, tinha-se poupado este banco à resolução que foi necessária depois fazer. Por isso, ao contrário do que fez o Governo anterior, definimos como primeira prioridade resolver os problemas do sistema financeiro", declarou.

Neste contexto, o primeiro-ministro disse que um dos objectivos centrais do seu executivo "é não permitir que haja novos BES ou Banif, que só existiram devido à incúria com que o poder político fingiu que os problemas não existiam".

"Agora, há que encontrar respostas para os problemas", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tapa olhos
    20 jul, 2016 Santarém 22:07
    O senhor Costa começa a andar cada vez mais baralhado, veja-se o caso CGD com a nomeação de 19 gestores onde ninguém ainda tomou posse e não existe rumo certo apontado até agora, apesar das várias exigências e avisos de Bruxelas o Banco continua sem direção há vários meses, quanto ao Novo Banco parece igualmente não ser capaz de encontrar o caminho certo e já fala mesmo em fecho total, portanto há poucos meses tinha solução para tudo agora parece não haver solução para nada com a agravante de os riscos e os custos aumentarem muito mais.
  • Pedro
    20 jul, 2016 Beja 12:30
    Nem mais. BPN, BANIF, BES...um fartote!
  • joao almeida
    20 jul, 2016 portugal 11:40
    que dizer dos disparates que este cromo anda a dizer dos bancos ...quem vai querer comprar um banco sabendo que o PM acha que el não tem salvação....não se percebe como este tipo vendeu o Banif em dias oferendo -o aos espanhois (será que é acionista ) agora quer acabar com outro banco e depois fala do Passos...ele esquece-se que já está no poleiro ou melhor no baloiço quase ha um ano... acçoes positivas para o setor bancário só a prenda aos espanhois ...e a cgd vai dar um trambolhão
  • VICTOR MARQUES
    20 jul, 2016 Matosinhos 11:02
    UM NÁUFRAGO QUANDO SE ESTÁ A AFOGAR ATÉ SE AGARRA A UMA VIGA DE FERRO SE LHE PASSAR PERTO!...
  • Fernando Gomes
    20 jul, 2016 Lisboa 10:45
    Admiro a resiliência dos tarefeiros do PS na defesa do seu chefe, mesmo reconhecendo que as coisas não estão a correr nada bem. Também admiro a facilidade com que o chefe Costa ( o tal babuche) diz e desdiz uma coisa e o seu contrario.
  • Americo
    20 jul, 2016 Leiria 09:47
    Bom dia. Para se ocupar certos cargos, por exemplo o de primeiro-ministro,deve-se ter alguma solidez intelectual. O sr. António Costa vem fazendo afirmações que nem lembra ao diabo. Então essa do Banif é de gritos. Falando de credibilidade, o que estes srs fizeram com o Banif, o que estão a fazer com a CGD é de lhes tirar o chapéu. É de loucos.
  • Luis Santos
    20 jul, 2016 Almada 09:15
    Sr. Primeiro Ministro, neste aspeto não precisa de estar a perder tempo e a gastar o seu latim, pois toda a gente está ciente disso. Preocupe-se naquilo que o povo precisa e não naquilo que os energúmenos pestilentos dizem para continuarem a massacrar o povo como fizeram durante 4 anos. Fique descansado que a não ser os sabujos já ninguém lhes passa cartão! Força Antonio Costa!
  • O melhor
    20 jul, 2016 Lis 09:09
    A fazer é deixar de dar troco a este PSD de direita radicalizado, travestido de social democrata para enganarem os incautos! Deixá-los a falar sozinhos é o melhor!
  • Sofia
    20 jul, 2016 Lisboa 09:06
    Para quem diz que o anterior governo só empatava, o Sr. Costa fala por si, ou empata como no caso escandaloso da CGD ou faz disparate como na venda ao desbarato do BANIF.
  • Eborense
    20 jul, 2016 Évora 08:56
    Claro Sr. Costa! A única pessoa que tem credibilidade para falar sobre a Banca é o seu amigo Zézito, o qual fez um excelente trabalho com o BPN e com o BPP. E também com com o Grupo LENA!

Destaques V+