Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Radical planeava ataque ao Europeu de futebol, diz primeiro-ministro francês

20 jul, 2016 - 01:02

Manuel Valls revelou no Parlamento que foram evitados pelo menos 16 atentados terroristas nos últimos quatro anos.

A+ / A-

O alegado radical islâmico Reda Kriket detido em Março, nos arredores de Paris, tinha "provavelmente" planos para realizar um ataque durante o campeonato europeu de futebol, disse esta terça-feira aos deputados o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

Esta é a primeira vez que, oficialmente, é referido o alvo do francês, de 34 anos, detido em Março e que segundo as autoridades tinha como objectivo fazer um ataque de "grande amplitude".

"Desde 2012, 16 ataques foram frustrados. Em particular quando foi detido em Março uma pessoa que tinha em casa um arsenal, incluindo explosivos, que tinha na mira o campeonato europeu de futebol", disse Manuel Valls, durante um discurso sobre o prolongamento do estado de emergência.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro tinha já afirmado que o ataque "extremamente letal" tinha sido frustrado antes do campeonato europeu de futebol, que decorreu em França.

Na quinta-feira, um ataque em Nice com um camião que atropelou pessoas durante dois quilómetros provocou 84 mortes.

Manuel Valls reafirmou esta terça-feira que o país pode esperar mais ataques e mortes e que vai ter de "aprender a viver com isso".

"Mesmo que estas palavras sejam difíceis de dizer, é a minha função fazê-lo: Vão haver outros ataques e outras pessoas inocentes vão ser mortas", afirmou o primeiro-ministro aos deputados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Orabem!
    20 jul, 2016 dequalquerlado 12:48
    Este sujeito deveria ter vergonha. Pois todos estes terroristas que fazem estes atentados ou ainda os vão fazer, devem-se a todas as politicas de acolhimento desta gente e pelas tolerâncias que os dão... Nem se pode criticar muçulmanos. Eles podem impor tudo o que querem . Viverem à maneira deles, se for preciso elas andam de burka e chamam de indecente às mulheres europeias. Mas quando é ao contrário e se critica as suas ideologias retrogradas, passa-se a ser racista....Passou-se a ser-se solidário por raças que perturbem a paz, são contra as democracias, querem viver como na idade média, que matam, porque a justificação é porque existe alguns bons. A verdade é que mesmo estes que parecem ser bons, um dia surpreendem pela pior forma....O grave problema não são os bons muçulmanos, mas mesmo nos bons nunca se sabe o que poderá sair dali. Se são bons e respeitam os outros não há motivos para se estar contra eles...O problema são os muitos deles que pensam da mesma forma...e deixou-se de ter em consideração aqueles que poderão ser vitimas....Porque não se expulsa aqueles que são originários de países arabes e perturbem a paz, que defendem o daesh, incentivam o ódio e até alguns já estão sinalizados, ou porque não se impõe regras para determinados costumes e ideologias que põem em causa a liberdade e a democracia????

Destaques V+