Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos quer adiar votação da gestação de substituição

19 jul, 2016 - 20:29 • Paula Caeiro Varela

Votação está marcada para esta quarta-feira, mas o líder do PSD quer mais tempo para apreciar alterações após o veto presidencial.

A+ / A-

A questão da maternidade de substituição, conhecida como "barrigas de aluguer", precisa de mais tempo para ser discutida, defendeu o líder do PSD na reunião de hoje do grupo parlamentar.

Fontes sociais-democratas disseram à Renascença que Pedro Passos Coelho entende que a votação do diploma do Bloco de Esquerda (BE), prevista para esta quarta-feira, deve ser adiada.

O pedido de mais tempo do secretário-geral social-democrata está relacionado com as alterações ao diploma inicial propostas pelo Bloco de Esquerda após o veto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O líder do PSD soma o facto de ter dado entrada no Parlamento uma petição que pede um referendo sobre a matéria.

De acordo com fontes do PSD, se o BE não aceitar adiar a votação, mantém-se a liberdade de voto no grupo parlamentar social-democrata por se tratar de uma questão de consciência. Mas Passos Coelho, que aprovou as "barrigas de aluguer" em Maio, avisa que agora mudará o seu sentido de voto, indicam as mesmas fontes.

Esta decisão do líder social-democrata pode influenciar outros deputados "laranja" e baralhar as contas na Assembleia da República.

A primeira versão do diploma sobre gestação de substituição foi aprovada no parlamento em votação final global a 13 de Maio, com votos favoráveis de PS, BE e PEV, PAN e de 24 deputados do PSD, entre os quais o presidente deste partido e ex-primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Os votos destes parlamentares sociais-democratas foram decisivos para o decreto passar na Assembleia da República, uma vez que o tema divide a esquerda que suporta o Governo de António Costa.

A maioria da bancada do PSD votou contra, assim como PCP, CDS-PP e dois deputados do PS. Três sociais-democratas abstiveram-se.

O Presidente da República vetou o diploma a 7 de Junho. Na mensagem dirigida à Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa salientou que o decreto “não acolhe as condições cumulativas formuladas pelo Conselho Nacional de Ética e para as Ciências da Vida, como claramente explicita a declaração de voto de vencido do Grupo Parlamentar do PCP”.

“Assim sendo, entendo dever a Assembleia da República ter a oportunidade de ponderar, uma vez mais, se quer acolher as condições preconizadas pelo Conselho Nacional de Ética e para as Ciências da Vida, agora não consagradas ou mesmo afastadas”, acrescentou o chefe de Estado.

[notícia actualizada às 21h36]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • barsanulfo
    20 jul, 2016 alcains 13:02
    Hum! o Trapassos teme gravidezes indesejadas entre os seus. Adiou!
  • João Lopes
    20 jul, 2016 Viseu 11:54
    Deveria haver um referendo, porque «os fundamentos e consequências da Gestação de Substituição exigem um debate alargado e consciente na sociedade, não uma legislação apressada e leviana».
  • paulo
    20 jul, 2016 vfx 11:36
    AH!.......como se sentiria Sá Carneiro a ver e a ouvir este partido que ele criou!.......
  • Miguel Botelho
    20 jul, 2016 Lisboa 10:08
    Este líder do PSD é o tal que se gabava de apenas dormir cinco horas por noite («só durmo cinco horas»). Repetiu esta frase em todas as entrevistas que deu, assim que foi primeiro-ministro.
  • Este aldrabão
    20 jul, 2016 Lx 09:16
    E oportunista é também um vira casacas! Primeiro paea agradar, à hipocrisia, votou a favor, agora dá o dito por não dito!
  • Palra para aí
    20 jul, 2016 Pt 09:13
    À vontade que já não tens credibilidade nenhuma a não ser para os teus correligionários!
  • José
    20 jul, 2016 Portimão 06:46
    O seu querer, já todos nós vimos qual foi. Entre muitos outros, foi também, o assassínio de utentes de hospitais Publicos
  • Carlos Piloto
    19 jul, 2016 Lisboa 23:56
    Já tivemos o escravo reprodutor , vamos ter a mulher reprodutora. Quem vai ter licença de parto? Quem vai ser a mãe ? Isto a mim dá-me é vontade de. rir, deve ser da idade
  • José
    19 jul, 2016 Portimão 23:22
    Lá vem este homenzinho, com: EU QUERO. Mas quer o quê?? o seu tempo de querer, já foi. Agora não passa de um 0 à esquerda, ou direita, como quiser.
  • Pedro
    19 jul, 2016 Bencatel 22:48
    Quando é que este gajo se adia a ele próprio?

Destaques V+