Tempo
|
A+ / A-

Governo russo acusado de patrocinar rede de doping

18 jul, 2016 - 17:14

Relatório independente da Agência Mundial Antidoping alega que o Governo russo orquestrou, com a participação dos serviços secretos, um sistema de dopagem de atletas durante várias competições.

A+ / A-

O governo russo é acusado de patrocinar programa de doping no desporto.

Um relatório independente da Agência Mundial Antidoping (AMA), elaborado pelo advogado canadiano Richard McLaren, sugere que o Governo russo orquestrou, com a participação activa dos serviços secretos, um sistema de dopagem de atletas durante várias competições.

A investigação tinha detectado irregularidades durante os Campeonatos do Mundo de atletismo de Moscovo, em 2013, e na preparação da equipa russa para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, mas foi desencadeada após as acusações de Grigory Rodchenkov, antigo director do laboratório antidopagem de Moscovo, acerca da manipulação de amostras durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014.

O documento refere que o programa "à prova de falhas" foi colocado em prática pelos responsáveis russos, inclusivamente durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, ajudando, pelo menos, 15 deles a conquistar medalhas.

No mesmo relatório, o responsável diz que o "laboratório de Sochi operou um método de troca de amostras, para permitir que os atletas russos dopados competissem nos Jogos Olímpicos de Inverno".

A análise afirma ainda que Vitaly Mutko, ministro dos desportos russo, "criou, controlou e supervisionou" o esquema, tendo, assim, intervenção directa no processo, com a "participação activa" dos serviços secretos do país. O responsável pelo documento sustenta que a investigação "é credível e verificável".

O atletismo russo já foi afastado da competição devido a este escândalo de dopagem e os atletas de outras modalidades serão avaliados individualmente pelas respectivas federações internacionais, por indicação do COI, para poderem ser autorizados a participar no Rio 2016.

As autoridades dos Estados Unidos e do Canadá pediram o afastamento total da Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, caso as alegações de envolvimento do governo se confirmem.

O Comité Olímpico Internacional, através de comunicado do presidente Thomas Bach, garante que a Rússia será duramente penalizada. "As revelações feitas no relatório demonstram um ataque chocante e sem precedentes à integridade do desporto e do Jogos Olímpicos. Por isso, o COI não hesitará em adoptar as sanções mais duras possíveis contra qualquer pessoa ou organização envolvidas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    19 jul, 2016 palmela 01:39
    o evora tambem tomou doping?
  • antonio
    18 jul, 2016 Portugal 19:37
    Já a antiga união soviética e países de leste eram grandes especialistas em doping.

Destaques V+