Tempo
|
A+ / A-

​Jerónimo não quer "fazer a cama" ao Governo, mas não se compromete com orçamento

17 jul, 2016 - 17:28

Só "perante a proposta concreta de OE", o PCP decidirá o seu sentido de voto, acrescentou avisou o secretário-geral do PCP.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, garantiu hoje que o PCP pretende "fazer a cama" ao Governo do PS, mas só votará favoravelmente o Orçamento do Estado para 2017 se não reverter direitos dos trabalhadores.

"Levaremos a nossa palavra até ao fim, como partido sério, votando, no que é bom para os trabalhadores e para o povo, a favor e votando contra aquilo que for negativo para os trabalhadores e para o nosso povo", afirmou Jerónimo de Sousa, lembrando que o "compromisso primeiro e principal" do partido são com "os trabalhadores" e não com o Governo.

Num comício na Foz do Arelho, no concelho das Caldas da Rainha, o secretário-geral do PCP disse "não" a "alguns sectores" que possam pensar que "o PCP vai fazer a cama" ao Governo do PS, mas deixou um aviso.

O partido "só se comprometeu a examinar" a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2017 e a "dar uma contribuição construtiva e positiva" não garantindo "votar a favor de uma coisa que nem sequer conhece".

Só "perante a proposta concreta de OE", o PCP decidirá o seu sentido de voto, acrescentou Jerónimo de Sousa, sublinhando que "se for bom para os trabalhadores portugueses e para o povo" o PCP votará a favor.

Se não, "se quiser reverter esta política de recuperação de rendimentos e direitos", falará mais alto "o compromisso com os trabalhadores e com o povo" levando a que o PCP "não subscreva políticas que façam voltar tudo para trás".

Num discurso em que não poupou críticas ao Governo, Jerónimo de Sousa voltou a queixar-se da "discriminação" de que considera ter sido alvo por parte do PS no processo de escolha de juízes para o Tribunal Constitucional (TC).

"Esta solução encontrada é um compromisso entre o PS, o PSD e o Bloco de Esquerda, discriminaram o PCP", lembrou, considerando tratar-se de "um sinal de que não estamos perante um Governo de esquerda" mas sim "perante um Governo do PS que faz os entendimentos que muito bem entende", afirmou aludindo à indicação de uma lista de cinco dos 13 juízes do Tribunal Constitucional, contemplando dois nomes indicados pelo PSD e três pelo PS, sendo que um deles é considerado próximo do Bloco de Esquerda.

Jerónimo de Sousa falava perante cerca de 300 militantes e simpatizantes do partido que realizou este domingo na Foz do Arelho a "Festa de Verão", um encontro em que o líder apelou ao reforço da votação no partido para garantir "uma política patriótica e de esquerda".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tapa olhos
    18 jul, 2016 Santarém 22:56
    Está caladinho Jerónimo que hão de se deitar todos na mesma cama, Catarina, Jerónimo e Costa, é tudo farinha do mesmo saco e estás condenado à subserviência, é o que temos visto e será o que vai continuar com mil adjetivos como desculpa.
  • Jomi
    18 jul, 2016 joalto 18:18
    Ele está bravo! Mas, é tudo conversa fiada, tudo conversa... "Falará mais alto"?? Bem podes berrar, votas a favor e mais nada!
  • Manuel
    18 jul, 2016 LX 10:49
    Este dinausauro acordou agora! Quem tem tirado vantagens políticas da geringonça é apenas o BE. De facto o Costa é apenas uma correia de transmissão do BE, uma espécie de roberto ao serviço da extrema esquerda. O PCP foi apenas necessário para dar aquela aura de que havia uma "esquerda" unida e solidária, mas todos sabemos que não é assim. O PS é o que é e apenas o Costa com todas as limitações e ânsias pelo poder poderia pensar que um trio de partidos geringonços poderia ter futuro. O PCP começa portanto a espernear... Vamos ter cada vez mais episódios destes até que eventualmente a geringonça perca a direcção e se estoire em cacos.
  • Alberto
    18 jul, 2016 Funchal 10:43
    E quanto à Turquia? Apoia ou não a pena de morte? Olhe que o Putin apoia!!
  • Eborense
    18 jul, 2016 Évora 07:13
    Depende! Se ainda houver algum dinheiro para esbanjar, o PCP vota favoravelmente o Orçamento de 2017. Se a teta já estiver seca, vota contra.
  • Santos
    18 jul, 2016 Lisboa 00:21
    Olhem-me o Jerónimo, coitado... Há dois dias, com aquele comunicado, até parecia que o PC ia tirar o tapete ao Costa. Agora vem dizer que afinal era "bluff". Pobre Jerónimo, pobre PC, já "não podem com uma gata pelo rabo". Estão a ficar completamente desacreditados. Por este andar, não admirava nada o Costa vir propor uma coligação PS+BE+PSD.
  • LDiogo
    17 jul, 2016 Aveiro 23:29
    o camarada Jerónimo a por-se em bicos de pés......mas alguém acredita que não vá votar a favor do orçamento de 2017??????
  • Jorge
    17 jul, 2016 Coimbra 23:21
    Uiiiii...a coisa promete...
  • Isaura
    17 jul, 2016 Lisboa 23:06
    A Geringonça abana por todos os lados....O Jerónimo já está farto de CARIL....a Catarina e a Mortágua começam a ficar enjoados....até que o Costa fica com a fatiota cheia de comida vomitada....Isto cá para nós, eles suportam-se porque vão comendo o dinheiro dos nossos impostos e se saem da carroça secam as maminhas que alimentam a rapaziada amiga.....
  • Ferreira
    17 jul, 2016 esmoriz 20:37
    Este mamao e um autentico palhaco...

Destaques V+