Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em actualização

​Conheça as nacionalidades das vítimas do atentado de Nice

15 jul, 2016 - 11:51

O balanço mais recente aponta para 84 mortos, entre os quais 10 crianças. [Em actualização]

A+ / A-
O atentado de Nice na voz de portugueses a viver no local
O atentado de Nice na voz de portugueses a viver no local

As autoridades francesas ainda não divulgaram qualquer lista com a identidade ou nacionalidade das vítimas do atentado de Nice, na quinta-feira à noite. No entanto, através dos meios de comunicação social de todo o mundo, é possível identificar a nacionalidade de algumas vítimas.

Quanto a Portugal, a Secretaria de Estado das Comunidades garante que está a acompanhar o assunto e até ao momento não há indicação de vítimas mortais portuguesas. Há, porém, pelo menos um ferido a registar, que não corre risco de vida. De acordo com o Governo, há cerca de 10 mil portugueses a viver em Nice.

O Governo norte-americano já confirmou a morte de pelo menos dois cidadãos dos Estados Unidos. As vítimas são Sean Copeland, de 51 anos, e o filho Brodie, de 11 anos. Vivem no Texas e estavam de férias em Nice, depois de terem passado por Pamplona e Barcelona, em Espanha.

Da Alemanha, surge a confirmação de três vítimas mortais alemãs. Trata-se de um professor e dois estudantes de uma escola de Berlim que participavam numa excursão a Nice.

A Rússia confirma a morte de pelo menos um cidadão. Trata-se de Viktoria Savchenko, aluna da Academia de Finanças, uma escola sedeada em Moscovo. A agência de notícias RIA refere ainda a existência de pelo menos um russo ferido e três desaparecidos em Nice.

No Reino Unido, o porta-voz da primeira-ministra refere que há "um reduzido" número de britãnicos "afectados" pelo atentado de Nice.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Pavlo Klimkin, confirmou na rede social Twitter, um ucraniano morto e outro ferido.

Também já foi referenciada uma cidadã da Suíça. Linda Casanova tinha 54 anos e vivia em Agno, no cantão italiano. A morte de Casanova foi comunicada pelo irmão Ivano Casanova.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia também confirmou dois cidadãos estónios feridos no ataque.

Foi confirmada pelo consulado de Marrocos em Marselha a morte de dois marroquinos (uma mulher e o seu filho).

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arménia confirmou um morto arménio.

“#RecherchesNice” é uma das "hashtags" mais utilizadas nas últimas horas. Algumas das pessoas que se encontram na cidade de Nice mantêm-se incontactáveis, pelo que os familiares e amigos tentam através das redes sociais saber o paradeiro dos desaparecidos.

O mais recente balanço das autoridades aponta para 84 mortos, entre os quais 10 crianças. Há também registo de cerca de 120 feridos, 18 em estado considerado crítico. Entre os feridos encontram-se 50 crianças ou adolescentes, muitos ainda hospitalizados a receber assistência médica.

O atentado registou-se numa noite de festa para os franceses. Cerca de 100 mil pessoas estavam no Promenade des Anglais, nas comemorações da Tomada da Bastilha, uma das principais festas francesas.

As autoridades francesas consideram estar perante um atentado terrorista e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.

A autoria do ataque ainda não foi reivindicada.

[notícia actualizada às 12h59]

Oito meses entre Nice e Paris. O terror ataca França de novo
Oito meses entre Nice e Paris. O terror ataca França de novo
Presidente francês prolonga estado de emergência após "ataque terrorista de violência extrema"
Presidente francês prolonga estado de emergência após "ataque terrorista de violência extrema"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Pereira
    15 jul, 2016 Costa de Caparica 14:36
    Estava eu aqui, nesta semi-pasmaceira que é uma sexta feira depois de almoço, quando dei por mim a questionar-me; porque é que ainda não aconteceu (atenção que eu não o desejo), um atentado na Alemanha?

Destaques V+