Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Salário milionário do cabeleireiro do Presidente deixa França de cabelos em pé

14 jul, 2016 - 02:04

Olivier ganha quase 10 mil euros por mês para tratar do estilo capilar de François Hollande.

A+ / A-

O cabeleireiro pessoal do Presidente francês, François Hollande, ganha um salário a rondar os 10 mil euros por mês, dinheiro que sai dos cofres públicos.

A publicação do contrato de Olivier B. causou indignação e acontece numa altura em que França vive uma onda de contestação social contra a reforma da lei laboral.

De acordo com o “Le Canard Enchaîné”, um semanário satírico que investiga escândalos políticos, o cabeleireiro tem cláusula de confidencialidade e sigilo, estando impedido de revelar pormenores sobre os bastidores do poder.

Está à disposição do chefe de Estado francês 24 horas por dia e costuma acompanhar Hollande durante as viagens ao estrangeiro.

Além dos quase 10 mil euros de salário que recebe por mês, tem um subsídio para habitação e outros benefícios para a família.

Trabalhava num cabeleireiro famoso e foi contratado quando o socialista François Hollande venceu as eleições presidenciais e chegou ao Palácio do Eliseu, em 2012.

Um porta-voz do Governo já admitiu que a situação possa “levantar questões” e julgamentos na praça pública, mas argumentou que Hollande cortou o orçamento do Eliseu entre 15% a 20%, em comparação com o seu antecessor, o conservador Nicolas Sarkozy.

Questionado pela imprensa, o gabinete do primeiro-ministro francês informa que Manuel Valls não tem um cabeleireiro particular e quando precisa de cortar o cabelo vai a uma barbearia e paga do seu bolso.

A polémica está a agitar as redes sociais e foi criada a “hashtag” #CoiffeurGate , onde os cibernautas têm dado asas à indignação e à imaginação através da publicação de fotomontagens.

Presidente francês responde às críticas

Hollande sobre salário de cabeleireiro. "Não me podem censurar neste assunto"
Hollande sobre salário de cabeleireiro. "Não me podem censurar neste assunto"

O Presidente francês respondeu esta quinta-feira às críticas sobre o alto salário do seu cabeleireiro.

"Podem-me censurar no que quiserem, mas não nisto", disse François Hollande em entrevista à televisão francesa TF1, lembrando que reduziu o orçamento do Eliseu em 9 milhões de euros desde 2012, incluindo o seu salário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    15 jul, 2016 Delafrance 02:36
    De cabelos em pé??? Excepto o Hollande, que é careca!
  • Vasco
    14 jul, 2016 Santarém 23:36
    Entretanto o senhor Hollande para disfarçar esse tal arrepio de cabelos da sociedade francesa pelo salário que paga ao seu cabeleireiro que considera certamente muito justo, vira-se contra Durão Barroso por arranjar trabalho pago bem caro, afinal onde está a sensatez deste senhor? Infelizmente todas estas novelas mais a que pretenderam arranjar sobre a perca do Euro de futebol vão ter já um fim pois terão que se debruçar sobre mais um atentado e suas consequências que não serão boas certamente para o governo francês e muito menos para a sociedade francesa, do outro lado do Canal da Mancha estarão os ingleses a dizer agora, sempre temos razão para sairmos deste inferno!.
  • fanã
    14 jul, 2016 aveiro 19:36
    Despeça o cabeleireiro, eu corto por mais barato . em Portugal percebemos de "cortes" .
  • Fausto
    14 jul, 2016 lisboa 13:29
    Contas feitas cada fio de cabelo do hollande custa 1 euro.
  • Paul de mes deux
    14 jul, 2016 Arnac 11:45
    Faut pas nous prendre pour des cons......................
  • Papi bouzeu
    14 jul, 2016 Paris 11:32
    C est um coiffeur em OR. Le ciseau d Or mon pote.
  • Zé Manel
    14 jul, 2016 Bidonville 11:24
    Está ali um cabelo fora do sitio................................
  • Maria Silva
    14 jul, 2016 Cascais 11:23
    Se Hollande tivesse o cabelo todo nem imagino quanto seria o vencimento e as regalias do seu coiffeur.
  • S.Almeida
    14 jul, 2016 GAIA 10:53
    E pago eu 7€ ao meu cabeleireiro. Que injustiça. Na próxima tenho que lhe dar + 50 cts
  • Marie Françoise
    14 jul, 2016 Paris 10:48
    Monsieur Hollande, je suis manicure et je cherche du travail. Merci.

Destaques V+