O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|
A+ / A-
Reportagem multimédia

A mesquita prometida

13 jul, 2016 - 16:08 • João Carlos Malta , Joana Bourgard , Rodrigo Machado

Na Mouraria, em Lisboa, haverá uma nova praça que é polémica mesmo antes de existir. Tem todos os condimentos: há um novo desenho urbanístico que é contestado, há a discussão da legitimidade do Estado financiar um templo religioso, há fogachos de islamofobia e há um homem que viu tudo isto cair-lhe em cima. António, dono de dois prédios na zona que foram expropriados, sente que está a travar uma guerra em que ele é o David.
A+ / A-

Veja a reportagem multimédia aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mara
    22 mar, 2017 portugal 10:03
    Se eu e um grupo de católicos ou de outras confissões Cristãs ou não Cristãs formos viver para Países Árabes, os Governos expropriam casas aos proprietários para fazerem Igrejas onde possamos celebrar os nossos Credos Religiosos? Duvido isto é uma loucura.
  • mara
    18 mar, 2017 Portugal 13:04
    A Europa está a autodestruir-se, uma vergonha o que esta gente está a fazer, qualquer dia nós as mulheres andaremos de burka e os nossos homens de saias e turbantes...Voltem Afonsos Henriques...Quanto à Mesquita não concordo eles que a construam, em S. Miguel paróquia de S. Teotónio foi destruída uma Ermida em honra de S. Miguel o povo desta povoação tem muita pena do que foi feito e a Ermida não é reconstruída, enfim são Portugueses...
  • HLX
    29 jan, 2017 Lisboa 15:53
    Aqui não se trata de islamofobia. O Estado, eu, nós, não temos de pagar templos religiosos. Quem professa a religião que os pague. Portugal é um Estado laico, é muito grave que custeie templos religiosos, é contra todo e qualquer princípio de um Estado laico.
  • Paulo
    19 jan, 2017 Olhão 13:00
    Sou contra - 1º porque se vai destruir património edificado de interesse, 2º porque o Estado (ou as câmaras) não têm que financiar templos e 3º porque ouvi dizer que se trata de uma mesquita especialmente dirigida para a comunidade do Bangla Desh e 4º porque ouvi dizer que essa mesma comunidade argumenta que a mesquita da Praça de Espanha é muito longe. Cá na minha deve ser porque os do Martim Moniz devem pertencer a um ramo diferente do islamismo (não sei) mas se for isso ainda menos estou de acordo - só faltava construir uma mesquita por cada corrente ou nacionalidade. Aluguem um armazém e rezem. Ou paguem tudinho até ao último cêntimo terreno e projectos incluídos.
  • Antonio Rodrigues
    25 dez, 2016 Viseu 16:45
    O apoio do governo português a um futuro centro de terrorismo em Portugal. Tantas coisas que eu aqui escrevo e todas batem certo.
  • Antonio Rodrigues
    25 dez, 2016 Viseu 16:45
    O apoio do governo português a um futuro centro de terrorismo em Portugal. Tantas coisas que eu aqui escrevo e todas batem certo.
  • Mafurra
    07 dez, 2016 Lisboa 22:43
    Ainda se fosse uma religião respeitadora...não tinha nada a contestar. Mas estar a construir Cavalos de Tróia para quem já disse que quer reconquistar o Al Andaluz, acho uma verdadeira estupidez. Além disso já têm uma mesquita na Praça de Espanha. Carregada de simbolismo, Agora no Martin Moniz também carregado de simbolismo para esses "reconquistadores"... Ás tantas é tarde. Muito tarde !
  • ferreira
    05 dez, 2016 franca 01 ferney voltaire 11:43
    Fora com essa gente, pouco a pouco eles estao a invadir todos os paises... façam uma igrja cristã na terra deles , e depois digam-me alguma coisa... Andamos a acolher essa gente para depois eles andar a fazer ATENTADOS ... Vejam o caso daqui da frança. RUA COM ELES...
  • ESCANDALO
    25 nov, 2016 lisboa 22:00
    3.000.000 milhoes dos nossos bolsos para construir uma Mesquita que nem sequer tem nada a ver com a nossa religião. Isto é um escândalo!
  • Luís Silva
    14 set, 2016 Cruz Quebrada - Oeiras 18:39
    José Franco Araújo ! Bem haja pela sua disponibilidade Técnica em defesa da Propriedade Privada, subjugada aos interesses comicieiros deste Medina ! Interesse Público um templo de uma religião que respeito, mas que me é estranha ??? Roubar um proprietário ??? Roubar os contribuintes Portugueses ??? Em nome de quê ???