Tempo
|
A+ / A-

Médias dos exames do 9º ano descem a Português e Matemática

12 jul, 2016 - 12:14

Provas finais do 3.º Ciclo foram realizadas em 1.232 escolas, incluindo os estabelecimentos de ensino no estrangeiro com currículo português.

A+ / A-

As médias dos exames do 9.º ano baixaram este ano um ponto percentual, tanto a Português como a Matemática, face a 2015, revelam os resultados divulgados pelo Ministério da Educação relativos à primeira fase.

A média na prova de Português, realizada por 90.545 alunos, situou-se em 57%, contra 58% em 2015, e no exame de Matemática (94.579 alunos) a média passou de 48% para 47% este ano.

No que diz respeito a reprovações, os resultados melhoraram a Português, com a taxa a diminuir de 10% (em 2015) para 8% agora.

Já em Matemática, registou-se um agravamento de dois pontos percentuais, com a taxe de reprovação a subir de 32% para 34%.

As provas finais do 3.º Ciclo foram realizadas pelos alunos do 9.º ano em 1.232 escolas, incluindo os estabelecimentos de ensino no estrangeiro com currículo português.

De acordo com o ministério, estiveram envolvidos 4.088 professores no processo de classificação e cerca de 10.000 na vigilância dos exames.

“Na prova de Português observou-se que cerca de 73% dos alunos obteve uma classificação igual ou superior a 50%, sendo que na prova de Matemática, cerca de metade dos alunos obteve classificação igual ou superior a 50%”, sublinha o ministério em comunicado.

“Relativamente à taxa de reprovação, salienta-se uma certa estabilidade relativamente ao ano de 2014”, acrescenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno
    12 jul, 2016 Tomar 14:35
    Caro Fernando. Não costumo participar nestes comentários, mas seria impossível não lhe responder. As minhas duas filhas estiveram comigo, não na rua, mas em casa, a acompanhar os jogos e as comemorações e a dar vivas aos jogadores de futebol. Conhecem muitas das canções dos artistas dos festivais de Verão. E tiveram notas excelentes (incluindo os exames de 9º ano). Estão aprovadas em todas as áreas. Com muito orgulho dos pais, que lhes conseguiram transmitir que na vida, se formos persistentes e convictos como Fernando Santos ou Éder, há lugar para tudo.
  • Então, Fernando
    12 jul, 2016 Covilha 14:24
    Onde gostaria de ver os "putos" e os pais? Na missa, a rezar? Ou a fazer fretes aos adultos que gostam de se aproveitar deles e da sua disponibilidade?
  • Fernando
    12 jul, 2016 Lisboa 14:11
    Não parece que os "putos" estejam preocupados, nem os pais. Bastava vê-los na Praça do Comércio, e não só, aos magotes, muitos juntos dos pais, a dar vivas a jogadores de futebol. Mas se foram para os lado dos festivais NOS, perguntem-lhes quais as canções dos artistas que eles respondem. Aí aprovam todos. Belos pais, belos filhos.

Destaques V+