Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apadrinhar um cacifo. É simples ajudar um sem-abrigo

11 jul, 2016 - 08:32 • Ana Lisboa

A iniciativa é da associação Conversa Amiga, que pretende assim apostar no crescimento do projecto dos cacifos solidários – um espaço onde quem não tem tecto pode guardar bens pessoais em segurança e com dignidade.

A+ / A-

Veja também:


“Havia muitas pessoas que nos perguntavam como é que podiam ajudar, como é que podiam participar”. Foi assim que, segundo Duarte Paiva, fundador e presidente da Associação Conversa Amiga, nasceu a ideia do apadrinhamento dos cacifos solidários.

“Por um valor mensal de 12 euros – são 40 cêntimos por dia – está a participar naquilo que já está implementado, mas também no futuro que é a continuação do crescimento do projecto cacifos solidários”.

Funciona de forma “muito simples”, sublinha o responsável à Renascença. Basta preencher o formulário que se encontra no site da associação (www.conversa.pt) e no seu Facebook ou então enviar um e-mail para apadrinha@conversa.pt.

“Receberá, então, toda a informação necessária”. Depois, terá “alguns benefícios, um dos quais ter o seu nome no local dos cacifos e poder visitar o projecto com a equipa profissional”.

O que se pretende é que quem vive na rua possa ter um espaço onde guardar os seus bens pessoais em segurança e com dignidade. Os cacifos solidários dão para guardar bastantes coisas, nomeadamente, roupa, produtos de higiene e muitos outros objectos pessoais.

Permitem ainda receber correspondência, já que inclui uma caixa de correio – muito utilizada, de resto, pela associação Conversa Amiga.

“Comunica muitas vezes usando esta via ou reencaminha correio de outras associações”, indica Duarte Paiva, para quem a caixa de correio é muito importante, uma vez que “é ter uma chave e uma espécie de morada. Não é a mesma coisa que ter uma casa, mas já é um início”.

Desta maneira, “as pessoas ganham alguma liberdade e autonomia”. É que muitos dos sem-abrigo “não saem do local em que estão, porque têm medo de ser ou roubados ou ficar sem os seus pertences”, explica o responsável da associação.

Houve mesmo casos de “pessoas que se recusavam a deslocar” para um serviço social ou até serviço de saúde por não poderem levar os seus bens.

O que a associação Conversa Amiga pretende “é que o projecto seja algo próximo das pessoas e que elas possam utilizar o projecto todos os dias. Até porque isto facilita o acompanhamento psicossocial que é tão fundamental”, resume Duarte Paiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pessoa
    11 jul, 2016 Pensamento 22:26
    Para mim esses caixotes amarelos são o maior desprezo alguma vez expressado aos abandonados. HAJA HUMANIDADE!

Destaques V+