Tempo
|
A+ / A-

O dia de sonho do desporto português

10 jul, 2016 - 23:10

A Selecção Nacional de futebol sagrou-se campeã europeia de futebol. Horas antes, Sara Moreira foi ouro – e Patrícia Mamona também. Jéssica Augusto recebeu o bronze – tal como Tsanko Arnaudov. No Tour de France, Rui Costa ficou em segundo na etapa do dia.

A+ / A-

À segunda (final de um campeonato da Europa de futebol) foi de vez. Portugal venceu este domingo o Euro 2016 com uma vitória por um golo – de Éder – frente à França. Nunca a selecção principal tinha conquistado um troféu tão importante.

A vitória no futebol selou um domingo desportivo extraordinário para Portugal. De manhã, o atletismo mostrou o caminho. Sara Moreira conquistou a medalha de ouro na meia maratona do campeonato europeu de atletismo, em Amesterdão, Holanda, com o tempo de 1'10.19.

Mas a campeã esteve bem acompanhada no pódio pela sua compatriota Jéssica Augusto, que ficou em terceiro lugar, com mais 36 segundos do que a vencedora. Na prova masculina o português mais bem classificado foi Rui Pinto, que ficou em 35.º lugar.

Horas depois, Rui Costa alcançou o segundo lugar na nona etapa da Volta a França, ficando a uns escassos 38 segundos do holandês Tom Dumoulin. No trajecto que ligou Vielha Val d’Aran e Andorra Arcalisla (184,5 quilómetros pelas montanhas dos Pirenéus), Rui Costa integrou a fuga do dia. O segundo lugar da prova permitiu ao português da Lampre-Merida dar um salto de 24 posições na classificação geral (ocupa o 48.º lugar).

Antes da final do Euro 2016, ainda haveria mais notícias positivas para o desporto português. Patrícia Mamona conquistou a medalha de ouro em triplo salto nos Europeus de Amesterdão. Com 14.58 metros, Patrícia Mamona bateu também o recorde nacional.

A tarde desportiva não ficaria completa sem que Tsanko Arnaudov garantisse, este domingo, a medalha de bronze no lançamento do peso, nos Europeus de Atletismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • OLÁVIO DIAS
    17 jul, 2016 ALMADA 19:04
    Faltou mencionar o campeonato europeu de 2016 de hóquei em patins em cuja final ganhou à Itália por 6 a 2, depois de estarem a perder ao intervalo por 2 a 0!
  • Carlos Pereira
    13 jul, 2016 St-galen 09:16
    E fomos Campeões em Ténis de Mesa, se continuarmos assim vamos ser proibidos de entrar em competições internacionais...
  • João Martins
    12 jul, 2016 Alges 15:20
    Porque será que os futobolistas foram todos elevados ao grau de Comendador e para os demais (alguns medalhados com o ouro) nem uma palavra se ouviu ? Seria bom que o Sr. Presidente da República , nestes casos assumisse uma posição de justiça, ou será que também para ele além do futebol nada mais conta??
  • anonimo
    12 jul, 2016 LISBOA 11:49
    No surf, Teresa Bonvalot ganhou o Pro Junior Europeu disputado na Galiza!!
  • Domingos Rocha Ferna
    12 jul, 2016 Alverca di Ribatejo 00:25
    Em qualquer modalidade desportiva há uma macima.que nos guia é a descoberta à partida que se pode perder e que só com coragem se pode ganhar mesmo sabendo que poderemos perder
  • Pedro S
    11 jul, 2016 Cascais 21:35
    Proponho o dia 10 de Julho como o Dia Nacional do Desporto!
  • Rosa Rodrigues
    11 jul, 2016 Corroios 19:39
    Onde andavam as equipes de reportagem com estes nossos compatriotas? Também eles não mereceriam palavras de orgulho do nossos presidente da república? (e de todos nós)? Não é justo!!!!!!!! Força a todos os que levam o nome de Portugal por esse mundo fora <3
  • Joana Barbosa
    11 jul, 2016 Lisboa 18:05
    Parabéns p visso empenho. Dedicação com amor e coração. Obrigada a parabéns
  • Rui Fonseca
    11 jul, 2016 Lisboa 12:22
    No Basquetebol, está a decorrer o Campeonato da Europa de Sub20 Femininos em Matosinhos e Portugal conseguiu a sua segunda vitória em outros tantos jogos frente à seleção detentora do ceptro - Espanha. Foi uma vitória muito suada. Amanhã jogamos contra a Polónia pelas 20.45 no Centro de Congressos de Matosinhos.
  • isa
    11 jul, 2016 covilhã 12:14
    Não esqueçam a medalha de bronze no campeonato mundial universitário de futsal feminino (ontem 10/07)

Destaques V+