Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morte de dois negros pela polícia causa onda de indignação nos EUA

07 jul, 2016 - 21:51

Presidente já reagiu através de uma mensagem nas redes sociais. Barack Obama e a mulher Michelle partilham “a raiva, frustração e dor” que muitos norte-americanos sentem neste momento.

A+ / A-

A morte de dois homens negros em dois dias às mãos da polícia está a causar uma onda de indignação nos Estados Unidos, depois de os vídeos terem sido tornados públicos.

Philandro Castile, de 32 anos, foi abatido dentro do seu carro por um agente durante uma rotineira operação de trânsito, na quarta-feira, no estado do Minnesota.

A polícia mandou parar a viatura, aparentemente devido a um farol partido, e disparou quando Castile terá metido a mão ao bolso para tirar a carteira.

A namorada da vítima Diamond Reynolds, que seguia no banco do pendura, filmou os momentos que se seguiram e divulgou as imagens nas redes sociais.

O vídeo mostra Philandro Castile com um ferimento de bala, a agonizar, enquanto a namorada vai descrevendo o que se passou e um polícia aponta uma arma ao casal. No banco de trás encontrava-se a filha do casal, de quatro anos.

O agente que disparou sobre Philandro Castile foi esta quinta-feira suspenso de funções, enquanto decorrem as investigações.

O governador do Minnesota já pediu que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos investigue o caso. “Este tipo de comportamento é inaceitável”, declarou Mark Dayton, que não acredita que a polícia tivesse o mesmo comportamento se se tratasse de um homem branco.

A morte de Philandro Castile aconteceu um dia depois de outro homem negro ter sido abatido pela polícia, em Baton Rouge, no Louisiana.

Alton Sterling, de 37 anos, foi morto durante uma altercação com dois polícias brancos.

O Presidente norte-americano já reagiu através de uma mensagem nas redes sociais. Barack Obama e a mulher Michelle partilham “a raiva, frustração e dor” que muitos norte-americanos sentem neste momento.

“Todos os americanos devem estar profundamente preocupados com os tiroteios fatais. Vimos estas tragédias vezes demais e os nossos corações estão com as famílias e as comunidades que sofreram perdas tão dolorosas”, declarou Obama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 08 jul, 2016 10:30
    Enquanto a policia nao matar 100 ou 200 pretos nao se acalmam !
  • Withe
    08 jul, 2016 Avenida 08:43
    As palavras incendiárias dos pretos da casa branca já estão a fazer os seus efeitos. E agora, as mulheres e os filhos dos polícias mortos também têm direito a fazer justiça com as próprias mãos?
  • pinguim
    08 jul, 2016 lisboa 07:21
    seguiram protocolo existente ou nao? estas noticias ja enjoam.
  • fr
    08 jul, 2016 Portugal 01:50
    Não esqueçamos que foram os estados unidos que criaram e armaram ISIS, isto é o que eles fazem no dia a dia. A população é que sofre.
  • Marco
    08 jul, 2016 Carcavelos 01:35
    Dinis, os negros não são nativos. Os nativos são os índios.
  • Luis
    08 jul, 2016 Évora 00:41
    Os EUA, pioneiros do racismo, xenofobia e terrorismo.
  • Dinis
    08 jul, 2016 centro 00:08
    Devolvam a America aos pretos nativos.
  • Américo
    07 jul, 2016 V. Castelo 23:58
    A democracia em pleno nos isa. Está actuação da polícia podia-se verificar em caso de guerra e não em tempo de paz (( ex.pm Angola ). Ainda falam da Rússia? Mentirosos invasores de de países estúpidos Provocadores etc. Andam aflitos porque já há alguém a fazer- lhes frente á sua hegemonia.

Destaques V+