Tempo
|
A+ / A-

Aveiro. Dois desempregados criam museu flutuante em lancha histórica

07 jul, 2016 - 11:38 • Júlio Almeida

A lancha "Praia da Costa Nova" é um museu com alvará de operador marítimo-turístico, que leva a conhecer a Ria de Aveiro para lá dos canais citadinos.

A+ / A-

Apesar das muitas tempestades enfrentadas desde 2010, o sonho foi tornado realidade. Dois jovens de Aveiro não se acomodaram no desemprego e lançaram-se na aventura de restaurar a última lancha da carreira que durante 50 anos garantiu a ligação fluvial a São Jacinto.

A lancha "Praia da Costa Nova" é um museu com alvará de operador marítimo-turístico que leva a conhecer a Ria de Aveiro para lá dos canais citadinos.

As antigas lanchas da carreira atracavam na cidade de Aveiro. Durante meio século fizeram viagens incansáveis de ida e volta a São Jacinto para transporte de pessoas e bens.

Gustavo Barros juntou-se a um amigo quando estavam desempregados para salvar a última lancha, a Praia da Costa Nova, que deixou de navegar em 1996, 50 anos depois do bota abaixo. Para isso, tiveram de lançar literalmente mãos à tarefa. Ana Ferreira embarcou na equipa para ajudar no marketing.

Hoje, a mítica lancha encanta os turistas que leva em passeios pelos canais da Ria, de São Jacinto à Torreira.

O trabalho de restauro da lancha Praia da Costa Nova foi distinguido com um Prémio "Luigi Micheletti”, atribuídos pela fundação com o mesmo nome a bons exemplos de preservação do património cultural de cidades europeias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio pereira
    10 jul, 2016 ilha do Faial ACores 18:55
    Em 1989 fis algumas viagens para sao jacinto estava em reparacao no velho estaleiro de s jacinto do cruzeiro do canal

Destaques V+