Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crónica

O dia em que os transmontanos abrandaram o ritmo do Presidente "hiperactivo"

07 jul, 2016 - 01:29 • Olímpia Mairos

Beijos, abraços, apertos de mão. "Selfies, muitas “selfies”. Marcelo Rebelo de Sousa distribuiu afectos no interior Norte do país, tocou bombo e cumpriu um sonho.

A+ / A-

Três distritos, 11 concelhos, 15 iniciativas. O Presidente dos “afectos” esteve em Trás-os-Montes e Alto Douro, na segunda edição do “Portugal Próximo”, sempre em contacto com o povo.

Distribui beijos, abraços, apertos de mão. Tirou “selfies, muitas “selfies”. Conversou, sorriu, trocou palavras com os populares que se abeiraram dele e abeirou-se de outros.

Surpreendeu o povo com a sua afectuosa proximidade, arrancou aplausos, sorrisos e até gargalhadas, mas também foi surpreendido com a presença de José Sócrates, em Sabrosa. Os dois haveriam de se cumprimentar já no final da visita ao espaço Torga. Um cumprimento cordial mas, neste caso, não afectuoso.

Em Alfândega da Fé, o Presidente que admite ser um pouco hiperactivo apanhou mesmo um banho de multidão. Crianças, jovens e menos jovens, todos quiseram estar perto do "acelerado" Marcelo que para percorrer menos de 100 metros demorou mais de uma hora.

Foi nesta vila do distrito de Bragança que o Presidente da República colocou o bombo ao peito e até tocou. Também aqui provou as “mais doces cerejas” e enalteceu a coragem dos que permanecem no interior do país.

Marcelo, sempre bem-disposto e cheio de energia, apesar dos muitos quilómetros percorridos nestes dias, haveria de terminar o périplo por terras de Trás-os-Montes e Alto Douro numa viagem de barco nas águas do Douro.

O Presidente subiu o rio e viveu esta quarta-feira o seu “sonho louco”, como alguns o classificaram há mais de 30 anos, quando o ministro Marcelo se batia por um Douro navegável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+