Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Osteopatia passa a licenciatura no próximo ano lectivo

06 jul, 2016 - 08:25

Dos 17 pedidos de acreditação, só cinco cursos tiveram luz verde por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

A+ / A-

É uma estreia na abertura do ensino superior às medicinas alternativas. Treze anos depois da aprovação da lei que reconheceu o exercício profissional de terapêuticas alternativas, chegam as primeiras licenciaturas, mas só na área da osteopatia.

À Renascença, o presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) explica que, neste momento, “há um problema de falta de pessoal docente qualificado”.

Por isso, dos 17 pedidos de acreditação que chegaram à A3ES, apenas cinco tiveram luz verde. Pelo caminho ficaram os pedidos de licenciaturas em acupunctura, naturopatia e fitoterapia, mas Alberto Amaral acredita que no próximo ano cheguem mais pedidos para acreditação e que os problemas agora registados sejam entretanto resolvidos.

As novas licenciaturas vão arrancar em cinco instituições de ensino superior: Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia e de Silves, Cruz Vermelha Portuguesa (Lisboa), Instituto Politécnico do Porto e Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), também na zona do Porto.

As escolas que asseguram a formação profissional em medicinas alternativas não apresentaram qualquer proposta. “Os 17 pedidos eram todos de instituições estabelecidas, não apareceu nenhum das escolas que existem no país e que já fazem essas formações”, afirma Alberto Amaral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Fonseca
    06 jul, 2016 Lisboa 16:18
    As escolas existentes estão e estarão impedidas, uma vez que pedem a cada uma, segundo palavras de um profissional credível Dr Pedro Choy, meio milhão de euros de caução!!! como podem??

Destaques V+