Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista

Mota Amaral: “Se é com ameaças que querem construir a Europa vou ali e já venho”

04 jul, 2016 - 18:43 • Sérgio Costa

Social-democrata considera que a diferenciação entre países europeus por parte dos líderes da Comissão Europeia está a causar a indignação dos cidadãos.

A+ / A-

O constante clima de ameaça sobre Portugal pode afastar os portugueses dos ideais europeus, considera Mota Amaral. Em entrevista à Renascença, o ex-presidente da Assembleia da República lamenta a forma como diferentes dirigentes europeus olham para Portugal e defende que a Comissão Europeia "tem de deixar de funcionar como o polícia mau para os países mais fracos e fechar os olhos aos problemas dos países grandes".

Compreende esta troca de acusações entre os principais partidos num momento tão delicado para o país?

Parece-me que se deve manter unanimidade no que toca à questão das sanções. Na Assembleia da República já ficou expressa, conforme sublinhou o Presidente Marcelo. Não faz sentido aplicar sanções a Portugal pelo desempenho no ano 2015, que é isso que está em causa. O esforço foi feito, enorme, para melhorar as despesas e para equilibrar a execução orçamental. As ameaças de sanções não fazem sentido numa altura em que é preciso que a Europa faça causa comum para enfrentar os problemas que têm estado a apertar países como Portugal e Espanha. Isto é absolutamente inaceitável e acho que temos de manter uma atitude firme, unânime contra a aplicação de sanções por parte da Comissão Europeia.

Essa posição unânime contra a aplicação de sanções existe, o que não ocorre é um entendimento sobre quem tem essa responsabilidade. A troca de acusações políticas pode ser prejudicial para Portugal, para quem nos vê de fora?

Com toda a franqueza, acho que sim, pode ser prejudicial, na medida em que quebra uma posição firme que já havia sobre essa matéria, evocando uma questão que não está em causa, porque o que está em causa é o desempenho de 2015. Há uma pequena divergência, mínima, relativamente aos compromissos assumidos e, sobretudo, a Comissão Europeia tem de deixar de funcionar como o polícia mau para os países mais fracos e fechar os olhos aos problemas dos países grandes, conforme o próprio presidente da Comissão teve a vergonha de dizer que da França não se fala porque é a França. Diferenciar os países europeus é que está a causar a indignação dos cidadãos contra os responsáveis europeus.

Nesse sentido, perante essas declarações que recordou de Jean-Claude Juncker, quais deverão ser os argumentos de António Costa perante a Comissão Europeia, que amanhã tem uma reunião que pode ser decisiva?

Os argumentos de António Costa, tal como referido, segundo vi na sua declaração, [são que] há problemas na Europa que são problemas sérios. É sobre esses que nos devemos concentrar, em perspectiva de unidade. As ameaças permanentes que nos são feitas por entidades europeias só estão a minar a própria adesão do povo português ao projecto europeu. E se é com isso que os responsáveis europeus querem construir a Europa, por mim, como se costuma dizer, vou ali e já venho.

Estas ameaças de sanções, as recentes declarações do ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, que já falou de um eventual resgate a Portugal e que depois corrigiu as suas declarações, falam da eventualidade de uma Europa com decisões tomadas por governos à margem da Comissão Europeia. Está em risco o próprio projecto europeu?

O próprio barómetro da opinião pública europeia nunca esteve tão baixo, no que diz respeito à adesão dos cidadãos dos países-membros ao projecto europeu. Esse tipo de procedimentos, em vez de ajudar a recuperar a confiança, está a fazer andar para trás. Concederia prudência e discernimento aos responsáveis europeus e afinal, no âmbito do Conselho Europeu, estão representados todos os chefes de governo e de Estado dos países-membros, haverá certamente quem há-de impor um pouco de siso na Comissão Europeia, que, manifestamente, está fora da linha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Não confundamos!
    05 jul, 2016 lx 12:23
    este social democrata com o travestido "social democrata" Passos Coelho e os seus seguidores e apoiantes!...
  • Belmiro Aires
    05 jul, 2016 Porto 09:27
    A UE há muito que deixou de defender os interesses das pessoas para defender os ditos mercados. este sr assistiu a muito do que se passou e só agora vem alertar para os perigos do fim do projecto europeu? Porquê só agora, dr Mota Amaral? Porquê?
  • anda por aqui
    05 jul, 2016 lx 09:10
    A tropa de choque dos radicais PSDs liderados por um traidor do país, convencido que é um salvador, inculto, tenrando denegrir declarações de pessoas sensatas idôneas! Sacanagem! Só pretendem os seus interesses à custa da miséria de milhões!
  • TUGA
    05 jul, 2016 LISBOA 08:38
    O IMPÉRIO FRANCO/ALEMÃO DOMINADO PELA GRANDE FINANÇA, TEM OS IDEAIS DO NAPOLEÃO E DO HITLER, SÓ COM IDEIAS RECICLADAS PARA O SÉCULO XXI. O DR. MOTA AMARAL TEM INTELIGÊNCIA E BOM SENSO SUFICIENTE PARA VER O QUE ESTA POLITICADA MEDIOCRE NÃO VÊ PORQUE SÃO MEROS LACAIOS BEM PAGOS PELO IMPÉRIO FRANCO/ALEMÃO!!!! VEJA-SE QUE ESTÃO TODOS EM BONS TACHOS E REFORMAS MILIONÁRIAS!! O POVO TEM O QUE MERECE, QUER É FUTEBOL E TELEXAXADAS!! É UM POVO QUE ESTÁ A FICAR ESTUPIDIFICADO E SEM SENTIDO NACIONALISTA!!!
  • Horacio
    05 jul, 2016 Hartford 07:25
    Nunca publicam nada que escrevo mas aí vai assim mesmo. Controlar o déficit não é bom para união Europa é bom para Portugal. Estes imbecís se recusado a tomar medidas sérias e cortar os custos do governo . Depois andam de Pires na mão como uns vagabundos . Se vergonha alguma. Parece até que estam acostumados a chular a vida inteira ,nem sequer se dão conta que pedir dinheiro aos outros vem com condições.
  • Éistoé!
    05 jul, 2016 dequalquerlado 07:06
    AAAAAA Estás cheio de razão. É dos comentários mais inteligentes que vejo por aqui...
  • Tadeu Lopes
    05 jul, 2016 Lourosa 00:22
    Palmas para um sr que não defende os meus ideais políticos, mas pensa desta Europa o mesmo que eu.
  • jose Maagalhães
    04 jul, 2016 Lisboa 23:29
    O Dr. Mota Amaral, como sempre nos habituou, mostrou sizo e bom senso nas suas opiniões. Sr. Doutor, receba por favor a minha admiração.
  • Camarada Zequinha
    04 jul, 2016 Seixal 23:20
    Uma coisa que eu gostava muito de ter era umas 4 ou cinco muito boas reformas . Se as tivesse ...outro galo cantaria ...
  • Manuel Simao
    04 jul, 2016 Porto 23:17
    Com estes burocratas a quererem passar-nos multas, também eu quero sair da UE. Com multa ou sem multa, acho que já foram longe demais. Não se brinca assim com um país como Portugal.

Destaques V+