Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Temperaturas máximas descem um pouco, mas há aviso amarelo

04 jul, 2016 - 07:46

Depois de um domingo com temperaturas acima dos 34 graus e até a rondar os 40 no Alentejo, o termómetro começa a baixar um pouco esta semana, mas ainda com calor.

A+ / A-

O início de semana é marcado por uma descida entre três e cinco graus da temperatura máxima, mas em quase todos os distritos de Portugal continental o termómetro deverá subir acima dos 30 graus, pelo menos esta segunda e terça-feira.

A excepção é “o litoral, onde vão estar um pouco mais baixas", na ordem dos 25/27 gaus, afirma a meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No interior Norte, no Alentejo e mais a Sul, as temperaturas podem subir aos 36 graus.

"Embora altas, as temperaturas são inferiores às de domingo, em que se registaram temperaturas perto dos 40/41 graus", sublinha a meteorologista

Por causa das temperaturas máximas elevadas, o IPMA colocou oito distritos sob aviso amarelo (Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja) até às 23h59.

A previsão do IPMA para esta segunda-feira, no continente, é de céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã, com ocorrência de aguaceiros e trovoada na região centro, aumento temporário de nebulosidade durante a tarde, em especial nas regiões do interior, com ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado de sueste no litoral sul até ao final da manhã e de noroeste no litoral oeste durante a tarde, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e descida da máxima, em especial nas regiões do litoral e no interior sul.

Na Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao fim da manhã, vento fraco a moderado de norte, soprando por vezes forte nas terras altas até final da manhã e pequena subida da temperatura máxima.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva a partir da tarde e vento fraco tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 20 e 33 graus, no Porto entre 17 e 25, em Vila Real entre 20 e 34, em Viseu entre 20 e 32, em Bragança entre 17 e 34, na Guarda entre 19 e 30, em Coimbra entre 16 e 31, em Castelo Branco entre 21 e 36, em Portalegre entre 21 e 35, em Santarém entre 18 e 35, em Évora entre 18 e 37, em Beja entre 20 e 34, em Faro entre 22 e 26, em Setúbal entre 18 e 32, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada entre 17 e 22, na Horta entre 19 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 24.

Na terça-feira, a descida das máximas deverá ser de apenas um ou dois graus.

"Para terça-feira, temos uma nova ligeira descida da temperatura. Vamos ter também céu em geral pouco nublado ou limpo e durante a tarde um aumento de nebulosidade e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas no interior", afirma Cristina Simões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+