Tempo
|
A+ / A-

Santos Silva relembra “ligação histórica” a Inglaterra

03 jul, 2016 - 23:42

Ministro falou no Estoril perante uma plateia de empresários indianos.

A+ / A-

O ministro português dos Negócios Estrangeiros lembrou a mais velha aliança do mundo, entre Portugal e Inglaterra, para dizer que com a saída do Reino Unido da União Europeia haverá sempre essa "porta de entrada" para outros países.

Augusto Santos Silva falou, este domingo, para uma plateia de empresários indianos, no início de um fórum económico da organização internacional Horasis, a decorrer no Estoril, e que junta presidentes das maiores multinacionais indianas e empreendedores da União Europeia e Estados Unidos.

"Por causa da nossa ligação histórica com o Reino Unido, que vai certamente manter-se depois da saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit'), todos aqueles que têm ligações muito próximas com o Reino Unido sabem que ter relações com Portugal é também uma maneira de manterem essas relações especiais com o Reino Unido", explicou depois o ministro à Lusa.

Santos Silva lembrou a "grande ligação" entre a economia indiana e britânica, pelo que o 'Brexit' causou "perturbação e alarme" entre os empresários indianos, e disse que com a saída (da União Europeia) da Grã-Bretanha, Portugal mantém "uma boa ponte de contacto com o Reino Unido".

Portugal, disse o ministro aos políticos e empresários indianos, serviu de "porta de entrada" para o investimento chinês na Europa e pode servir também para o investimento indiano, mas é também uma ligação para a América Latina e África, porque quem quiser entrar nesses mercados "sabe que através de Portugal entra mais facilmente e com mais segurança".

E como atractivo há também "as oportunidades da economia portuguesa", que tem falta de capital e que é "um destino privilegiado (seguro e estável) para os que tenham capital e o queira investir", salientou Santos Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+