Tempo
|
A+ / A-

Director do museu da presidência suspenso de funções públicas

01 jul, 2016 - 23:31

Esta é apenas uma das medidas de coacção divulgadas pela Procuradoria-geral da República. Diogo Gaspar fica com liberdade condicionada se pagar a caução.

A+ / A-

Diogo Gaspar, o director do museu da presidência, foi suspenso de funções públicas, está proibido de entrar na secretaria geral da Presidência da República, no Museu e no palácio da Cidadela de Cascais.

As medidas de coacção acabam de ser divulgadas pela Procuradoria-geral da República depois de ter sido ouvido pelo juiz de instrução criminal. O arguido fica ainda obrigado ao pagamento de uma caução no valor de 50 mil euros.

Diogo Gaspar foi detido no âmbito da designada “Operação Cavaleiro”. Em causa estão indícios da prática dos crimes de tráfico de influência, falsificação de documento, peculato, peculato de uso, participação económica em negócio e abuso de poder.

Estão a ser investigadas suspeitas de favorecimento de interesses de particulares e de empresas com vista à obtenção de vantagens económicas indevidas e suspeitas de solicitação de benefícios como contrapartida da promessa de exercício de influência junto de decisores públicos.

O Ministério Público tem ainda indícios do uso de recursos do Estado para fins particulares, apropriação de bens móveis públicos.

A operação levou a cabo na passada quinta-feira várias buscas em diversos pontos do país, foi apreendida vasta documentação e vários bens móveis.

O comunicado da PGR esclarece ainda que no âmbito dos autos deste inquérito, foram interceptadas comunicações telefónicas nas quais intervém acidentalmente o Presidente da República. O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça determinou já a destruição imediata dos elementos relativos a essas mesmas intercepções telefónicas, por as considerar manifestamente estranhas ao processo e sem relevância para a investigação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • celoca
    03 jul, 2016 palmela 14:50
    Bem justo deveria era ser preso e obrigado a pagar o que roubou, mas quandose vive num pais como portugal( corruptus) Quem tem dinheiro, paga e vem para a rua. Nao vai exercer mas vai ter concerteza outro tacho.
  • Luis
    02 jul, 2016 Lisboa 13:00
    Investigado, detido, suspeitos de vários crimes. Final, prescrição do processo, montanha pariu um rato ou pena suspensa. É sempre assim e enquanto for assim fogo à peça.
  • Toninho Tonecas
    02 jul, 2016 Seixal 11:07
    EU TAMBÉM QUERO ficar em casa , não fazer nada e receber um bom ordenado no fim do mês ... Paga patego ...
  • PEDRO FERREIRA
    02 jul, 2016 VALONGO 09:52
    Suspenso? Suspenso? A sério...? Ah, já sei, é presumível inocente até prova em contrário. Bem, a resposta do advogado( muitíssimo convicto , notava-se) é bem estruturada e bem argumentada. Este mais de 10€ à hora é muito.
  • José F.K.Costa
    02 jul, 2016 Alfornelos 09:09
    Perfeito . Perfeito . Seria muito feio e dava um grande escândalo mandar o Sr. embora sem nenhuma condição . Daqui a 4-5 anos está o processo arquivado . Com um pouco de jeito ainda lhe vamos dar uma boa indemnização .

Destaques V+