Tempo
|
A+ / A-

​A “cura” do buraco da camada do ozono?

01 jul, 2016 - 22:58

Segundo os dados recolhidos por uma equipa de cientistas, o buraco diminuiu cerca de quatro milhões de quilómetros quadrados – uma área maior do que a Índia.

A+ / A-

Foram encontradas as primeiras provas de que será possível “curar” o buraco na camada do ozono na Antártida, segundo um estudo divulgado na revista “Science”.

O processo iniciou-se em Setembro de 2000 e terminou em Setembro de 2015. Os investigadores concluíram que o problema ambiental poderá estar em vias de resolução. Segundo os dados recolhidos, o buraco diminuiu cerca de quatro milhões de quilómetros quadrados – uma área maior do que a Índia.

Esta recuperação deve-se ao Protocolo de Montreal, definido em 1987. Os objectivos eram proibir o uso de CFC, os problemáticos clorofluorcarbonetos, que levavam à deterioração da camada do ozono.

Estes gases têm uma capacidade de sobrevivência de 50 a 100 anos, por isso ainda têm influência na camada do ozono.

Em declarações ao jornal “The Guardian”, a co-autora do estudo, Susan Solomon, adianta que na observação de Setembro do ano passado confirmou-se a redução do buraco na camada de ozono.

“Foi muito bom vê-lo finalmente a fechar. Os produtos químicos vão lentamente deteriorando-se ao longo do tempo”, explica.

No entanto, segundo os investigadores, a “cura” completa não deverá acontecer antes de 2050 ou 2060.

Segundo Susan Solomon, é ”importante olhar para o problema do ozono e fazer com que os países se unam e procurem encontrar soluções”.

Para além disso, o estudo faz referência ao impacto das erupções vulcânicas. Em 2015 a erupção do Calbuco, no Chile, interrompeu a recuperação da camada do ozono registada até à data.

O cancro de pele é uma das doenças mais preocupantes do século, a recuperação da camada do ozono vai permitir combater o número de incidências da doença.

A ONU estima que dois milhões de casos de cancro de pele por ano poderiam ser evitados da eliminação dos CFC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio MAnuel
    02 jul, 2016 setubal 10:39
    Venho do Brasil e verificou por estudos climáticos que não se tem feito muito sobre esse tratado dos gazes enfeito estufa como as aguas residuais em céu aberto alertei as autoridades e não obtenho resposta .

Destaques V+