Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bombeiros com dificuldades de acesso à Serra de Monchique

01 jul, 2016 - 21:00

Fogo está a ser combatido por mais de 100 homens.

A+ / A-

O comandante distrital da Protecção Civil de Faro disse à Lusa que os bombeiros "enfrentam dificuldades por falta de acessos" no combate ao fogo florestal que lavra desde 17h20 na Serra de Monchique, no barlavento algarvio.

O fogo que se desenvolve activamente "numa grande frente" está a ser combatido apenas por cinco meios aéreos, já que 133 homens mobilizados e 39 veículos não têm condições para chegar junto à frente de fogo, disse Vaz Pinto, comandante distrital da Protecção Civil de Faro.

O responsável acrescentou que "alguns dos acessos estavam a dificultar a acção dos bombeiros devido a restos de eucaliptos e outras árvores deixadas pelos madeireiros".

O fogo lavra no flanco oeste da serra de Monchique, no limite que divide os concelhos de Monchique e Aljezur, na região leste do Algarve.

No combate às chamas estão envolvidas três máquinas - duas de rastro e uma retroescavadora -, para abrir e limpar caminhos, possibilitando o avanço dos bombeiros para combater as chamas.

O fogo continua incontrolável, tendo Vaz Pinto admitido que se pode prolongar durante a noite.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Monchique, Rui André, disse à Lusa, que "o fogo está a consumir uma área de mato, havendo habitações dispersas pela serra, mas que até ao momento não correm qualquer risco".

A vila de Monchique localiza-se a 30 quilómetros da cidade de Portimão, no litoral, e a cerca de 35 da de Silves, no interior algarvio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 02 jul, 2016 08:12
    O GOVERNO QUE DEIXE DE DAR DINHEIRO ÀS PARTES ENVOLVIDAS QUE OS INCENDIOS ACABAM LOGO !!! SÓ HAVERÀ INCENDIOS QUANDO ALGUÉM RECEBER DINHEIRO POR ISSO...Acabe se com subsidios e idmnizacoes e dinheiro para bombeiros e sei là o quê mais, e tornar os incêndios NÃO LUCRATIVOS que deixa de haver incendios !!! Hà muita gente a viver do " negócio" !
  • António José Brás e
    02 jul, 2016 Povoa do Rodrigo Alves 01:30
    Ainda mal começou o verão e já começa os incêndios porque será? Não limpam no inverno. Parcelas de pinhais que não conhecem o dono porque o dono não conhece as parcelas que ficou de herança. Infelizmente acontece. Fação como eu em vez de passar os domingos na esplanada a olhar para as paredes e a conversar na vida dos outros vou dar um passeio no meu pinhais e fazendas e ver se não me esquesso. Muito vam dar as caminhadas para as cidades.e os pinhais e fazendas ficam esquecidas.
  • JP
    01 jul, 2016 Lisboa 23:59
    Estranho que este incêndio aconteça depois de alguém se congratular com o facto de não ter havido incêndios até agora.
  • Ss
    01 jul, 2016 Leiria 23:59
    Os meios de comunicação social, começam cedo, como já vem a ser habito todos os anos, a lembrar os mal intencionados de que estamos na epoca dos incendios como aconteceu ainda ontem que foi lançada a noticia de que à já 20 anos que nao há registos de niveis tão baixos de incendios e ora que alguém se lembrou de contribuir para contrariar a mesma noticia. Muitas vezes os meios de comunicaçao social servem para fazer propaganda inconveniente.
  • Jose
    01 jul, 2016 Bruxelas 23:15
    Sr(a) jornalista, Monchique não fica no barlavento algarvio, mas atenção também não fica no sotavento, informe-se e corrija, sff. Votoa de que o incêndio possa ser extinto o quanto antes.
  • Maria
    01 jul, 2016 Aveiro 22:13
    É mesmo triste todos os anos esta "sina". Pergunto: Porquê em outros países com mais vegetação isto não acontece?
  • Ângela Marques
    01 jul, 2016 serra do caramulo 21:40
    Enquanto não houver mão pesada para os incendiários o drama continua.
  • Ângela Marques
    01 jul, 2016 serra do caramulo 21:34
    A procissão ainda vai no adro.... e já começa o circo... preparem-se pois este verão no que diz respeito a incêndios vai ser duro. E eu que o diga , pois em 2013 assisti ao vivo e a cores a tragédia dos incêndios na serra do caramulo.

Destaques V+