Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fora da Caixa

​António Vitorino: “As sanções são sempre uma estupidez”

01 jul, 2016 - 20:26 • José Pedro Frazão

O antigo comissário europeu ataca o regime sancionatório em vigor em matéria orçamental e comenta os desafios da aplicação da saída britânica da União Europeia e da criação de um Governo em Espanha após as eleições do último domingo.

A+ / A-
​António Vitorino: “As sanções são sempre uma estupidez”
​António Vitorino: “As sanções são sempre uma estupidez”

António Vitorino critica a aplicação de sanções para obrigar ao cumprimento de metas orçamentais na União Europeia. No programa “Fora da Caixa” da Renascença, o antigo comissário europeu assinala que no caso de Portugal os dados da execução orçamental “indiciam que os problemas que estão na base das sanções não se verificam”.

Seja como for a tese de Vitorino aplica-se de forma indistinta. “Acho que as sanções são uma estupidez. Não é desta forma, no meu entender, que vão convencer as pessoas que devem cumprir as regras. As sanções não se justificam em nenhum cenário. Não é o problema de saber se é uma aplicação rigorosa e restrita da lei, mas o de saber qual é a dinâmica politica e a trajectória correcta para o ajustamento das finanças públicas”, argumenta o antigo comissário europeu na Renascença.

Vitorino comentou as frases atribuídas ao ministro das Finanças da Alemanha onde este alegadamente anuncia que Portugal pediu um segundo resgate para logo depois autocorrigir-se, acentuando essa possibilidade se Portugal não cumprir as regras orçamentais europeias.

“Não acredito em gaffes. Acredito que a fórmula que ele escolheu terá sido incompetente para os seus próprios objectivos. Tanto que o obrigou depois a vir emendar o discurso e a corrigir”, comenta Vitorino, que classifica a frase inicial como “infeliz”. O antigo ministro socialista lembra que a tese de Schauble de desacordo face ao caminho seguido por Portugal não é surpreendente.

“Mas neste momento aquele discurso causa danos. Não o podemos isentar de responsabilidade, porque na verdade gerou uma situação que causa danos a Portugal. Mas é também uma manobra de pressão sobre a Comissão Europeia para que faça uma proposta de sanções”, observa António Vitorino.

Os problemas do PSOE

No rescaldo das eleições espanholas, o antigo comissário europeu aguarda a formação de um Governo minoritário do Partido Popular. “Na constituição espanhola, a maioria absoluta só é exigida na primeira votação. A partir daí ganha-se pela pluralidade de votos e pode ser uma maioria simples dos votos apurados”, assinala o comentador do “Fora da Caixa”, ainda que Espanha nunca tenha tido um governo minoritário nestas condições.

A abstenção do PSOE, Partido Socialista Espanhol, é um dos factores essenciais para esse quadro político em Espanha. Questionado sobre as razões do insucesso eleitoral do PSOE, Vitorino admite que um desencanto dos eleitores com a situação social pode estar em parte na base desses resultados.

“Enquanto que aqui em Portugal a construção do estado social é uma “aventura conjunta” entre o PS e o PSD, em Espanha a matriz do estado social partiu do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e dos anos de Felipe González no poder. O grande problema neste momento é envelhecimento do PSOE, que pode explicar alguma da decadência em que partido se encontra. É importante renovar. É um problema de lideranças mas algo também mais fundo, do ponto de vista sociológico, do programa político do PSOE.

O Brexit passará em Westminster?

Activar o artigo 50º do Tratado de Lisboa para formalizar a saída da União Europeia não parece ser uma urgência para os partidos britânicos, mesmo após um referendo que ratificou uma opção que formalmente pode durar dois anos a aplicar. A demissão de David Cameron parece complicar a rapidez do processo e até mesmo abrir uma discussão política nova.

“Só haverá um novo primeiro-ministro em Setembro e vamos ver o que é que este quererá para o seu mandato. Não é de descartar a possibilidade de um novo primeiro-ministro, eleito em circunstâncias parlamentares, pretender um voto popular que legitime a sua liderança. É uma questão que ainda está em aberto, mas isso levaria mais um ou dois meses”, analisa António Vitorino.

O comentador socialista admite que existem grandes dúvidas sobre se a actual composição parlamentar seria suficiente para votar as leis necessárias a executar o referendo.

“Não estou a dizer que o parlamento de Westminster não vai seguir as indicações do referendo, porque vai. Penso que ninguém se atreve, perante um referendo tão expressivo, a não dar sequência parlamentar. Mas, do ponto de vista da constituição não-escrita britânica é o parlamento que tem que decidir accionar o artigo 50º. A partir do momento em que o fazem, tudo o que for acordado tem que ser objecto de aprovação parlamentar. É para isso que as dúvidas existem de que haja uma maioria absoluta clara em Westminster”, remata António Vitorino.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+