Tempo
|
A+ / A-

​Taxistas prometem "contestação de rua imparável" contra legalização da Uber

01 jul, 2016 - 18:47

"Isto é o fim dos transportes públicos de passageiros. Isto é desregulamentar o sector", acusam as associações.

A+ / A-

As associações do sector do táxi contestam a decisão do Governo de legalizar a actividade das novas plataformas de mobilidade como a Uber e prometem medidas de contestação.

"O que o Governo quer não é resolver os problemas do sector. Anda à procura de conseguir tirar alguns argumentos que põem em causa a ilegalidade da Uber e não só, como a concorrência desleal, a fuga ao fisco, etc.", disse à agência Lusa o presidente da Federação Portuguesa do Táxi.

Carlos Ramos falava depois de o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, ter anunciado que o Governo vai legalizar a actividade das novas plataformas de mobilidade, como a Uber, bem como o serviço de transporte de passageiros em veículos descaracterizados.

Esta decisão vem na sequência das recomendações feitas ao Governo pelo grupo de trabalho criado para analisar o transporte público de passageiros em veículos ligeiros, no qual estavam representadas as associações representativas do sector do táxi, que discordaram da maioria das recomendações.

Para Carlos Ramos, o executivo socialista quer "acantonar táxis e as suas plataformas de forma a criar condições para liberalizar o sector dos transportes às viaturas descaracterizadas".

E exemplificou afirmando que o Governo não aceita que as aplicações desenvolvidas pelo sector do táxi trabalhem para viaturas descaracterizadas, porque estas "são só para as plataformas de solução de mobilidade".

"Se a Câmara de Lisboa já reconheceu que há mil táxis a mais na cidade, recomendámos que mil táxis se descaracterizassem e aderissem à plataforma. Isto o Governo também não quis aceitar", lamentou.

Para Carlos Ramos, esta era uma forma de se resolver aquele que considera ser o problema "mais grave" criado pela decisão do Governo: a contingência de viaturas (número limite de veículos que podem operar).

"Querem fazê-lo [o processo de legalização] não criando contingência de viaturas. É livre. Qualquer viatura descaracterizada que queira aderir à plataforma pode fazê-lo. Isto é o fim dos transportes públicos de passageiros. Isto é desregulamentar o sector", frisou.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), Florêncio Almeida, disse que "ainda há muito caminho a percorrer e as associações não vão permitir isso [a legalização] de ânimo leve".

"Podem contar com uma grande contestação de rua, que vai ser imparável com certeza. As associações não vão permitir que o sector seja desregulamentado para regulamentarem aquilo que é ilegal", afirmou.

Para já, as duas associações vão reunir-se na próxima semana e apelar aos partidos políticos com assento parlamentar e às câmaras de Lisboa e do Porto para que intervenham, "porque têm uma palavra a dizer sobre o contingente dos transportes nos seus concelhos", adiantou o presidente da FPT.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O Tal
    01 jul, 2016 Por Aí 22:06
    Queriam monopólio? Isso é que era bom! Prometam é a melhoria da qualidade de serviço que prestam, para pararem de perder clientes.

Destaques V+