Tempo
|
A+ / A-

Marcelo distingue reais preocupações sobre Portugal de “formas de pressão”

01 jul, 2016 - 15:00

Presidente comenta declarações do presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade, que disse estar preocupado com Portugal por “estar a voltar atrás nas reformas”.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defende que se devem distinguir as verdadeiras preocupações sobre Portugal de “formas de pressão”, nomeadamente internacionais, antes de decisões sobre as finanças do país.

“Cada um escolhe aquilo que o preocupa. Faz parte da natureza humana às vezes ter preocupações estranhas ou inesperadas. Mas temos de respeitar a preocupação de cada qual”, disse o chefe de Estado, que falava aos jornalistas no Funchal, Madeira.

Marcelo foi questionado pelos jornalistas sobre declarações desta sexta-feira de Klaus Regling, presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade, que demonstrou preocupação pela situação financeira de Portugal.

O chefe de Estado lembrou que pode estar por dias a decisão europeia sobre eventuais sanções a Portugal por défice excessivo, e em vésperas de decisões desse género – “seja com este Governo ou com o anterior”, do PSD e CDS-PP – é comum haver comentários sobre a situação portuguesa.

Marcelo recomenda que os responsáveis políticos e económicos se preocupem “na altura devida” e “com aquilo que merece ser objecto de preocupação”.

A página no Twitter do Mecanismo Europeu de Estabilidade regista a declaração de Regling que motivou a pergunta a Marcelo Rebelo de Sousa: “O único país que preocupa é Portugal, independentemente do ‘Brexit’, porque o Governo está a voltar atrás nas reformas”, diz Klaus Regling.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Albano Soa. Ferreira
    01 jul, 2017 Ponta Delgada 22:59
    Este artigo é do ano passado e a previsão de desgraça ERROU!!!!!
  • Santos
    01 jul, 2016 Lisboa 22:47
    Esta gente da esquerda continuam uns hipócritas. Com que então, está tudo bem com a economia e as finanças Portuguesas?. Os outros, os que nos emprestam o dinheiro, é que estão errados. Cambada de idiotas, a ver se enganam os incautos, para depois dizerem que a culpa é de Bruxelas e dos alemães. O problema é que depois sofremos todos aqui no país.
  • Americo
    01 jul, 2016 Leiria 19:05
    Boa tarde. Continuem a assobiar para o lado e vamos ver onde vamos parar. Estamos avisados, mas continuamos a dizer que a culpa é dos outros. Enfim.
  • Castro
    01 jul, 2016 Porto 18:03
    Quais reformas?
  • Vitor
    01 jul, 2016 Viana do Castelo 17:42
    Começa a feder o comportamento destes burocratas e políticos europeus. Primeiro o ministro das finanças alemão, agora o regling. Querem ofuscar o desaire que sofreram com referendo do Reino Unido e o princípio do fim da UE. Estes idiotas não aprendem. Depois querem combater os instintos terroristas..!!

Destaques V+