Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Selecção Nacional

Eduardo incentivou a partir do banco e a mão esquerda de Patrício decidiu em campo

01 jul, 2016 - 12:45 • Sílvio Vieira , enviado especial da Renascença a França

O suplente sublinha que isto dos penaltis é muito mais que uma lotaria. O titular queria ter defendido mais.

A+ / A-

Rui Patrício foi um dos heróis do apuramento da Selecção Nacional para as meias-finais do Euro 2016, ao defender uma grande penalidade frente à Polónia, mas ainda assim não ficou totalmente satisfeito.

Portugal chegou ao final dos 120 minutos do jogo com a Polónia com um empate a uma bola. Na decisão das grandes penalidades, os jogadores portugueses converteram os seus cinco remates, com Quaresma a bater o castigo máximo que confirmou a passagem da Selecção Nacional às meias-finais do europeu. Para isso contribuiu decisivamente Rui Patrício, que defendeu o remate de Blaszczykowski.

Em declarações a Bola Branca, o guarda-redes admitiu que gostaria de ter sido o alvo da bola de mais remates polacos. "Houve mais algumas que não acertei o lado, mas o mais importante foi aquilo que conseguimos como equipa, foi passar às meias-finais. Isso é o mais importante", afirmou Patrício.

O trabalho específico de guarda-­redes contempla, também, a preparação para as grandes penalidades. Eduardo esteve no banco, no apoio a Patrício, e sublinha que a decisão dos nove metros é muito mais que uma simples lotaria. "Há calma, há tranquilidade de quem consegue estar melhor nesse momento, de quem consegue estar mais lúcido, na hora de marcar, e nós, na hora de defender. Tentar perceber aquilo que estudámos durante a semana dos nossos adversários. Portanto, não é só lotaria, claro que não".

O estudo resultou para Patrício no remate de Blaszczykowski. Não precisou de conselhos e a sua defesa foi a de todos os portugueses. "O Rui é um guarda-redes experiente, habituado a defender grandes penalidades. Apenas fui dar confiança e confortar. Felizmente, fomos felizes".

"É o sonho de todos, estamos todos juntos, focados naquilo que é o objectivo que é de todos. Não há outra maneira de estar", declarou o segundo guarda-redes da Selecção Nacional.

O objectivo de todos é a final de 10 de Julho. Para já, no entanto, vem o último passo antes da decisão. Patrício está preparado para nova batalha. "Sabemos que são jogos muito difíceis, mas sabemos a qualidade da equipa e acreditamos que vamos chegar longe. Agora o mais importante é descansar bem e desfrutar desta vitória, e depois prepararmos bem o próximo jogo", esclareceu.

No jogo 50 pela Selecção Nacional, Rui Patrício lançou candidatura a nome de rua. No passeio da fama, será a palma da sua mão esquerda que ficará eternizada.

O jogo das meias-finais, entre Portugal e Bélgica ou País de Gales, disputa-se esta quarta-feira, 6 de Julho, às 20 horas, em Lyon. O jogo vai ter relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+