Tempo
|
A+ / A-

IVA desce. Mas o café e a torrada ficam na mesma

01 jul, 2016 - 12:24 • Cristina Branco

Descida da taxa de IVA na restauração desce de 23% para 13%, mas os preços, em muitos cafés e restaurantes, mantêm-se.

A+ / A-

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse esta sexta-feira que o consumidor vai sentir o impacto da descida do IVA na restauração de duas maneiras: na redução dos preços e, nalguns casos, na melhoria da qualidade. Mas nos cafés e nos restaurantes diz-se que os clientes vão sentir pouca diferença.

“Não temos condições para baixar os preços ao consumidor." É a resposta de Celeste Oliveira, proprietária de um café e confeitaria em Vila Nova de Gaia. A resposta é repetida à reportagem da Renascença noutros estabelecimentos, no dia em que o IVA desce de 23% para 13% num conjunto alargado de produtos no sector da restauração.

“Não podemos baixar porque a restauração está a passar uma crise um bocadinho forte e isto é um incentivo para muitos não fecharem portas”, explica a comerciante, reconhecendo que os preços para os clientes subiram quando o IVA aumentou.

"Ainda não conseguimos superar o aumento tão forte [do imposto] para a restauração e esperamos que esta descida nos ajude a levantar um bocadinho, nem que seja o ânimo”, diz Celeste.

Noutro estabelecimento similar, nas imediações do primeiro, Cristina Costa conta que na casa onde trabalha, “quando o IVA subiu, isso não se reflectiu nos preços ao cliente" e, assim, "os preços também não vão descer agora”.

“Temos que recuperar as perdas que tivemos”, afirma. Cristina acredita que os clientes “não estão a contar com alteração de preços, porque há uma consciência generalizada da situação”.

Alguns clientes confirmam esta expectativa. “Acho que se vai manter tudo igual”, diz Paulo Andrade, antes de pagar o café. “Não deve haver margem para eles descerem os preços, a não ser nas grandes empresas."

A ideia é partilhada por Cláudia Trigo, que não vê que “a descida do IVA seja suficiente para baixar o preço pago pelos clientes”. “E seria uma descida diminuta”, conclui.

O preço da meia de leite ou da torrada à mesa do café não vai baixar em grande parte dos estabelecimentos de restauração.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    01 jul, 2016 22:22
    Grande novidade! Estavam à espera de quê? Isto é PORTUGAL! Acordem!
  • Petervlg
    01 jul, 2016 Trofa 15:57
    Baixa o IVA e não altera os preços finais
  • Alberto
    01 jul, 2016 Funchal 14:54
    Costa, Catarina e Jerónimo sabem lá o preço do café!!! ... eles pagam 35 cêntimos na Assembleia.
  • país da treta
    01 jul, 2016 dequalquerlado 13:26
    Pois. o consumidor é que leva sempre no mesmo lado. Salários baixos, nunca mais sobem, mas ainda têm que pagar sempre mais caro. É uma desilusão mesmo viver neste país....
  • J.Pires
    01 jul, 2016 Anadia 13:22
    Está aì a prova de mais uma mafiosa resolução do António Costa e seus compradios, em que todos ganham, excepto o consumidor. Grande vigaríce, a juntar a outras, como a da senhora de 80 anos, a quem foi dado aumento de reforma de €0,70/mensal, mas a quem foi retirada a isenção de taxas moderadoras na saúde e que agora tem de pagar €5,00 , de cada vez que vai ao médico. Que grandes benefícios estão a ser dados aos mais necessitados e aos que continuamente pagam. Governantes,... não enganem mais o povo!

Destaques V+