Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Selecção Nacional

Fernando Santos: "De batalha em batalha, até à batalha final"

30 jun, 2016 - 23:01

Seleccionador elogiou a entrega, união e vontade dos seus jogadores e garantiu que o sonho do Europeu é real.

A+ / A-
Fernando Santos: "Estamos com os pés assentes no chão"
Fernando Santos: "Estamos com os pés assentes no chão"

Fernando Santos elogiou a sua equipa no fim do jogo contra a Polónia, que a Selecção Nacional venceu, esta quinta-feira, nas grandes penalidades, após empate a um golo ao fim dos 120 minutos, e reiterou a sua ambição de vencer o Euro 2016.

Em declarações à RTP, após a vitória nas grandes penalidades, por 3-5, frente à Polónia, o seleccionador foi questionado se o coração consegue aguentar tanto sofrimento. "Aguenta, aguenta. Tem de aguentar. Conhecíamos bem o adversário, sabíamos tudo o que eles iam fazer, preparámos tudo para isso, construímos a equipa para lhes travar o meio-campo, mas não correu bem, fruto da inexperiência e juventude, isso às vezes paga-se um bocadinho", reconheceu.

Após o golo, contudo, a história foi diferente. "Aos 20 minutos tive que alterar a forma de jogar, para um 4-4-2, com o Nani como segundo avançado, e aí correu bem. Conseguimos o golo e, a partir daí, o jogo mudou, Portugal acalmou, começou a tomar conta dos acontecimentos, frente a uma equipa matreira. Acabámos por ser nós a criar as melhores oportunidades", comentou o seleccionador.

Fernando Santos dedicou palavras de apreço à sua equipa. "Tenho de dar os parabéns aos meus jogadores, porque em termos de trabalho e vontade, foram inexcedíveis", afirmou. "Em dois ou três dias, é difícil assimilar tudo isto, fruto da tal inexperiência. O que é importante realçar é que a equipa tem um espírito de união fantástico. Só uma equipa com grande personalidade é que vai para os penaltis com consciência de que vai ganhar e com sangue frio".

"O Pepe fez um jogo fantástico, o Cristiano foi de uma entrega ao jogo fantástico", observou o seleccionador. "As pessoas quando falam dele só falam se fez golo ou não. Não fez golo, mas fez uma exibição fantástica", atirou.

Quanto a vencer o Euro, Fernando Santos não deixa lugar para dúvidas. "Vamos mais seis dias para Marcoussis e eu continuo a acreditar que só dia 11 é que vou para Portugal. A equipa acredita, eu acredito, estamos unidos e vamos lutar com tudo para dar uma grande alegria aos portugueses. Foi isso que prometemos. Isto é assim, de batalha em batalha, até à batalha final", concluiu.

Agora venham as meias-finais, contra País de Gales ou Bélgica. Seja qual for o adversário, Fernando Santos acredita num só destino: Portugal campeão europeu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+