Tempo
|
A+ / A-

Félix Mula vence Prémio Novo Banco Photo

30 jun, 2016 - 21:17

O júri distinguiu a "singularidade estética" do trabalho do artista moçambicano, cuja obra vencedora aborda a identidade e a memória.

A+ / A-

O fotógrafo moçambicano Félix Mula é o vencedor da 11.ª edição do Prémio Novo Banco Photo, no valor de 40 mil euros, foi hoje anunciado pela organização, no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.

O júri decidiu distinguir a "singularidade estética" do trabalho do artista moçambicano, cuja obra vencedora aborda a identidade e a memória.

"O talento que se revelou através da singularidade estética" do trabalho de Félix Mula, e "a consciência do desconhecido, que necessariamente, recai no seu trabalho futuro" são factores destacados pelo júri.

Concorriam ao prémio, com obras inéditas, além de Félix Mula, os artistas Mónica de Miranda (Angola) e Pauliana Pimentel (Portugal).

Os três artistas têm as obras estão em exposição desde 18 de Maio, no Museu Berardo, instalado no CCB, onde ficarão até 2 de Outubro.

Trata-se do galardão com valor mais elevado no campo das artes visuais, em Portugal, organizado pelo Museu Colecção Berardo - instalado no CCB -, em parceria com o Novo Banco.

O prémio mantém a filosofia da selecção de artistas de nacionalidade portuguesa e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

No ano passado, a artista portuguesa Ângela Ferreira foi a vencedora do Prémio Novo Banco Photo, com a exposição "A Tendency to Forget", sobre a temática do colonialismo.

Helena Almeida foi a vencedora da primeira edição, em 2004, José Luís Neto venceu em 2005, Daniel Blaufuks, em 2006, Miguel Soares, em 2007, Edgar Martins, em 2008, Filipa César, em 2009, Manuela Marques, em 2011, Mauro Pinto, em 2012, Pedro Motta, em 2013, e Letícia Ramos, em 2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+