Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo promulga estatuto do gestor público com avisos sobre salários na Caixa

30 jun, 2016 - 20:56

Presidente alega que teve em conta "o facto de a não promulgação equivaler à não entrada em funções do novo Conselho de Administração, com o agravamento do risco de paralisia da instituição".

A+ / A-

O Presidente da República promulgou hoje o decreto-lei do Governo que altera o estatuto do gestor público, para evitar "risco de paralisia" da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas deixando avisos sobre os salários no banco público.

“A razão decisiva foi o facto de me ter sido apresentado como condição fundamental para a nova administração entrar em funções”, justificou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas no arranque de uma visita de três dias à Madeira.

O chefe de Estado deixa avisos sobre os salários dos administradores da Caixa, que deixaram de ter limite ao abrigo do novo estatuto do gestor público aprovado em conselho de ministros.

Defende que "remunerações elevadas significam resultados" e deve "tomar-se em linha de conta na remuneração que venha a ser fixada os resultados que venham a ser obtidos".

Marcelo salienta que na Caixa já não havia tecto salarial público e cada administrador era remunerado de acordo com o seu passado recente, variando o nível de gestor para gestor.

“No regime vigente já não havia tecto salarial aplicável no Estado. Todos os gestores executivos em funções tinham optado pela média dos rendimentos dos últimos três anos, acima da remuneração do primeiro-ministro e, diga-se de passagem, nalguns casos acima da remuneração do Presidente da República.”

“Em segundo lugar, eu chamei à atenção para o facto de que se tinha que ter em atenção – e o Governo teria certamente – o acompanhamento atento dos vencimentos que viessem a ser fixados, uma vez que a nova lei não fixa vencimentos. Sendo uma entidade de interesse público, espera-se que o Governo acompanhe e aprecie a proposta de vencimentos que venha a ser apresentada”, adverte.

O Presidente acrescenta no início da visita à Madeira que, "além de uma eventual entrada de capital na Caixa Geral de Depósitos, ela tem empréstimos do Estado. Isso significou no caso de bancos privados com empréstimos do Estado uma redução dos vencimentos da administração até 50%. Chama-se à atenção para esse facto no caso da Caixa Geral de Depósitos".

Numa nota divulgada anteriormente pela Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou também para se pronunciar sobre o plano de reestruturação e de capitalização da CGD, considerando que deve "suscitar um consenso alargado e mereça a concordância das instituições europeias" e que "foi, no entanto, insuficientemente enunciado".

O Presidente da República afirma que "é relevante para Portugal que a CGD seja uma instituição portuguesa, pública e forte, que possa actuar no mercado em termos concorrenciais" e justifica a promulgação deste diploma com a defesa do banco público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    01 jul, 2016 Braga 12:00
    Salários milionários são pagos, para que estes senhores levem bancos, empresas, e até o próprio Estado à falência… Francamente, sob protesto estão, todos os Portugueses que durante estes últimos anos, viram os seus direitos lapidados, e as desigualdades acentuadas, enquanto o dinheiro dos seus impostos, é usado para loucuras faraónicas...
  • Alberto
    01 jul, 2016 Funchal 10:23
    Os Portugueses que pagam Impostos, não precisam de avisos! Precisam de acção - neste caso, limitação aos desvarios do Governo - coisa que o PR TEM MEDO de fazer! O seu irmão António já avisou!

Destaques V+