Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dez autores portugueses escrevem policial na net. E todo o mundo pode ler

01 jul, 2016 - 06:00 • Maria João Costa

“Um estranho enigma” é o título do policial escrito a várias mãos. A iniciativa é do Centro Nacional de Cultura.

A+ / A-

Dez escritores portugueses vão escrever, em conjunto, um policial e os leitores podem assistir ao desenrolar do enredo à medida que é escrito.

A iniciativa vai estar disponível no site do Centro Nacional de Cultura (CNC) a partir de agora.

“Um Estranho Enigma” é o título do livro. Muitos dos escritores envolvidos nunca escreveram um policial e vão aventurar-se a várias mãos.

Afonso Cruz, Ana Margarida Carvalho, José Jorge Letria, Luísa Costa Gomes, Maria do Rosário Pedreira ou Patrícia Portela são alguns dos autores que aceitaram participar no projecto.

E tal como no policial há mistério. “Os leitores não vão saber no momento em que o capítulo é feito a quem cabe. Saberão no fim”, explica Guilherme d’Oliveira Martins, do CNC, instituição promotora do projecto que vai nascer aos olhos dos leitores.

“Todos quantos frequentarem o site www.cnc.pt vão poder acompanhar, capítulo a capítulo, com ilustrações exclusivas do Nuno Saraiva, o romance escrito a várias mãos”, refere.

A cada escritor cabe uma parte do enredo. Oliveira Martins revela que os leitores vão poder acompanhar o processo criativo, a par e passo, “com a mesma dúvida e perplexidade que os próprios autores”.

“O método é muito simples. O primeiro [autor] passa ao segundo e assim sucessivamente. Todos vão lendo o que já está publicado e, à medida que o final de Agosto, se vai aproximando é preciso encontrar um remate”, sublinha o responsável do Centro Nacional de Cultura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Judite Gonçalves
    05 jul, 2016 Barreiro 11:32
    Este homem é fantástico! Parabéns pela iniciativa, Dr. Oliveira Martins. Gosto muito de o ouvir falar na Renascença. Fala muito bem, tem uma cultura muito abrangente e tem uma maneira singular de comunicar.
  • António Baeta Olivei
    02 jul, 2016 Silves 14:04
    Aguardo ansiosamente.

Destaques V+