Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liberdade em palco. Reclusos dão corpo à “Ópera na prisão” na Gulbenkian

30 jun, 2016 - 07:30

Vão interpretar a ópera "Don Giovanni", esta quinta-feira, no grande auditório da Gulbenkian. Entre os espectadores vai estar a ministra da Justiça.

A+ / A-
Reportagem da jornalista Maria João Costa

Vinte reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria ocupam o palco do grande auditório da Gulbenkian, em Lisboa, esta quinta-feira. Vão dar corpo ao projecto “Ópera na Prisão. Don Giovanni 1003, Leporelo 2016”.

No quadro de um projecto de reintegração, estes detidos arriscam até cantar e dançar e partilham o palco com o director da cadeia e alguns familiares.

O espectáculo faz parte das comemorações dos 60 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, que decorre até Julho, com uma programação que percorre desde a música às artes plásticas, das áreas da educação à acção social, intitulada "Jardim de Verão".

O projecto "Ópera na Prisão - D. Giovanni 1003 - Leporello 2015" foi desenvolvido pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), no Estabelecimento Prisional de Leiria, onde os técnicos trabalharam com os reclusos, ao longo de dois anos.

Depois de terem apresentado récitas no próprio estabelecimento prisional, em Outubro do ano passado, os reclusos vão actuar no grande auditório da Gulbenkian, a partir das 19h00, acompanhados pela orquestra da fundação.

Esta versão de “Don Giovanni” foi criada a pensar nos condicionalismos inerentes à récita original, apresentada no interior do Estabelecimento Prisional Regional de Leiria, tendo a acção sido cortada para permitir toda a produção dentro do tempo que os reclusos têm fora da cela.

A receita de bilheteira deste espectáculo reverte integralmente para a SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, assistem ao espectáculo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    30 jun, 2016 Lisboa 16:09
    Este governo vai-nos proporcionar mais uma palhaçada.
  • Marco
    30 jun, 2016 C.branco 08:57
    Estou a pensar seriamente em mudar me para um destes estabelecimentos, a vida la dentro parece bem mais facil e divertida!

Destaques V+