Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Euro 2016

Em Marselha a pensar em Lyon como ponte para Paris

30 jun, 2016 - 10:48

Vélodrome acolhe primeiro duelo dos quartos-de-final do Europeu, entre Polónia e Portugal. A bola começa a rolar às 20h00. Relato na Renascença e acompanhamento em rr.sapo.pt.

A+ / A-

O quadro dos quartos-de-final do Euro 2016 arranca esta quinta-feira, em Marselha, com o duelo que opõe a Selecção Nacional à Polónia. A primeira semi-finalista do Europeu de França ficará hoje a ser conhecida.

O contexto

Portugal tenta alcançar a quinta meia-final da sua história numa grande competição de selecções e, dessa forma, marcar presença em Lyon, a 6 de Julho, para a derradeira etapa antes do objectivo e sonho da final de Paris.

A equipa das quinas apresenta-se no majestoso Vélodrome de Marselha depois de uma sofrida, suada, dramática e feliz eliminatória frente à Croácia, na qual o tardio golo de Quaresma, a três minutos do desempate por grandes penalidades, fez a diferença num jogo em que o registo exibicional dos comandados de Fernando Santos voltou a não ser o melhor.

Com serviços mínimos desde o arranque do campeonato da Europa, a Selecção terá pela frente um adversário que está pela primeira vez numa fase tão adiantada de uma prova do género. A Polónia, actual 27ª classificada do "ranking" da FIFA, foi uma das duas selecções a somar sete pontos na fase de grupos, juntamente com a Alemanha.

Todavia, há outros três dados que merecem atenção máxima de Fernando Santos: a equipa do Leste europeu sofreu apenas um golo em quatro desafios; já jogou no palco do encontro desta noite e já se debateu com o piso deteriorado do Vélodrome, estando por isso em vantagem; e já se revelou eficaz no desempate por grandes penalidades, diante da Suíça, na ronda anterior (1-1 nos 90' e 120' e 4-5 nos castigos máximos).

Os onzes

Se os problemas físicos que têm vindo a atingir Raphael Guerreiro forem sanados, o lateral-esquerdo deverá ser um dos "reforços" de Fernando Santos, mantendo-se no onze titular. A outra novidade, caso João Moutinho continue a não apresentar a melhor forma, passará pela inclusão de Renato Sanches no meio-campo, depois da réplica positiva dada diante da Croácia. Adrien Silva, que meteu Modric no "bolso" no passado sábado, tem lugar reservado no "miolo", ao lado de William Carvalho.

Quanto aos polacos, o seleccionador Adam Nawalk deverá apresentar o onze-tipo que tem brilhado em solo gaulês. Apesar dos condicionalismos que a estrela Robert Lewandowski tem vindo a apresentar, o goleador será titular, formando dupla de ataque com Milik e tendo nomes como Kuba, Grosicki ou Krychowiak no apoio.

O Polónia-Portugal arranca às 20h00 de quinta-feira, no Estádio Vélodrome, em Marselha e terá arbitragem do alemão Felix Brych. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

ONZE PROVÁVEL DA POLÓNIA
ADAM NAWALK

Polónia, a próxima barreira a Leste do paraíso
Polónia, a próxima barreira a Leste do paraíso

ONZE PROVÁVEL DE PORTUGAL
FERNANDO SANTOS

Selecção. Candidatos ao “caneco” às costas de CR7
Selecção. Candidatos ao “caneco” às costas de CR7
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+