Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marisa Matias considera que declarações de Schäuble não são compreensíveis

29 jun, 2016 - 22:14

Dirigente bloquista lembra que “a execução orçamental está a correr bem”.

A+ / A-

A eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias acusa o ministro alemão das Finanças de acicatar os mercados.

À Renascença, Marisa Matias diz que nem queria acreditar no que ouviu. “Confesso que foi com alguma surpresa. Até tive de ir confirmar para perceber se [essas declarações] tinham sido proferidas ou não porque, num ano em que a execução orçamental está a correr bem e em que em Maio temos um défice abaixo de metade do défice que existia no mesmo período do ano anterior, não é muito compreensível este tipo de declarações”, disse.

A dirigente bloquista acrescentou: “A não ser num quadro de pressão e de acicatar os mercados porque está a correr bem a execução orçamental, mas acho que estamos a viver um período de grande incerteza a nível europeu em que não é necessário haver mais pressão nem mais chantagem quando ainda por cima se trata de um país em que a execução orçamental está a correr bem”.

O ministro alemão das Finanças defendeu esta quarta-feira, citado pela agência Reuters, que Portugal deve pedir um novo programa de resgate.

Minutos depois, na mesma conferência de imprensa em Berlim, Wolfgang Schäuble voltou atrás e declarou que o Governo português pode não precisar de voltar a pedir ajuda desde que cumpra as regras e os compromissos com a União Europeia, nomeadamente as metas do défice orçamental.

“Portugal irá cometer um enorme erro se não cumprir o que foi acordado. Os portugueses não querem um novo pacote de resgate e não precisam dele se cumprir as regras e os compromissos europeus”, afirmou o ministro alemão citado pela agência Reuters.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • dr Xico
    30 jun, 2016 Lisboa 15:58
    Schäuble- disse o que disse por desrespeito e ódio ao governo de esquerda em Portugal. foi uma afronta que nos está a custar milhões de € em divida publica, pois os mercados reagiram em pãnico à noticia de 2º resgate. Não foi um engano inocente a ideia foi HUMILHAR E VERGAR o povo português .. MAIS PAISES VÃO QUERER SAIR DAS MÁFIAS DA UE
  • brácaro
    30 jun, 2016 braga 11:27
    Os bancos alemães têm biliões de euros que não querem depositar no BCE, por causa dos custos que tais depósitos acarretam. Por isso, pretendem contratar empresas de segurança e fazer caixas fortes para armazenar esse dinheiro, que também gera despesa. Ora, o melhor é incendiar os mercados e provocar a subida de juros e o recurso a empréstimos a países mais débeis, como Portugal. Consequentemente, este Herr Shcauble encarregou-se de lançar a confusão. De propósito. É isto a dita União Europeia. Máfia e mais Máfia...
  • FS
    30 jun, 2016 Lisboa 08:13
    A UE só está a beneficiar a Alemanha!
  • José
    30 jun, 2016 Portimão 07:18
    Este Schäuble, bebe demais, depois ou entra mosca ou sai asneira. Em que ano pensa ele que estamos?? É que os anos 40 já lá vão há muito. QUE SE DESENGANE, POIS O QUE HITLER NÃO CONSEGUIO, PELAS ARMAS, TAMBÉM AGORA este e outros Germânicos, não vão conseguir. de maneira alguma. Para já temos a Inglaterra do lado da democracia, assim como os Estados Unidos da América, que como foi em 1945, irá travar as doidices Germânicas. A Europa, não é nem nunca será UE, cada País Europeu, tem que voltar a ser soberano, nos seus domínios. Veem estes Senhores do FMI, ou em Bruxelas, falar, em só: Queremos, queremos. Calma, que a Europa ainda continua Europa. OS VENTOS DE GUERRA, DE VEZ ENQUANTO, SOPRAM VINDOS SEMPRE LÁ DOS LADOS GERMANICOS. Os saudosistas hitlerianos, não se conformam, que tenham assassinado tantos e tantos inocentes, e não tenham conseguido os seus intentos. Mais uma vez vão perder.
  • Carlos Fortunato
    30 jun, 2016 Lisboa 06:58
    A esquerdalha da geringonça ha de levar-nos à ruína. E o problema é que o está a fazer com a colaboração e o assentimento de um país que está a dever muito à sensatez. A "inteligência" dos comunas faz-se à custa da estupidez de um povo que parece querer recuar relativamente à maioria dos países 30 ou 40 anos atrás...
  • manuel ribeiro
    29 jun, 2016 Porto 22:57
    Este oportunista que quer mandar na Europa mandou bocas sobre resgate para prejudicar Portugal. Os juros logo dispararam e agora digam que esta cambada quer uma Europa unidade e de igualdade. Há muito tempo que este fulano devia ter sido demitido,porque anda ser a arranjar problemas para entrar mais e mais dinheiro nos bolsos dos alemães. O Reino Unido talvez tenha razão e quem sabe se não vai arrastar outros
  • LOLITA
    29 jun, 2016 Póvoa de Varzim 22:45
    vão ver o trambolhão que esta gerigonça vai levar
  • PA
    29 jun, 2016 lx 22:43
    Outra que não passou no exame de aritmética da 4ªclasse,

Destaques V+