Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Macário Correia condenado a quatro anos e meio de prisão com pena suspensa

29 jun, 2016 - 15:00

Em causa estão crimes alegadamente cometidos entre 1998 e 2009, período no qual Macário Correia presidiu à Câmara de Tavira.

A+ / A-

O antigo presidente da Câmara de Tavira Macário Correia foi condenado esta quinta-feira a quatro anos e meio de prisão, com pena suspensa por igual período, por quatro crimes de prevaricação.

O acórdão do julgamento no qual Macário Correia estava acusado de cinco crimes de prevaricação foi lido esta quinta-feira no Tribunal de Faro.

Em causa estão crimes alegadamente cometidos entre 1998 e 2009, período no qual Macário Correia presidiu à Câmara de Tavira.

O Ministério Público pediu a condenação do antigo autarca, por considerar que ficaram provados em tribunal os factos apurados pela investigação e que apontavam para a ilegalidade de despachos relativos a licenciamentos em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN).

Macário Correia disse aos jornalistas que vai recorrer da decisão e que não abdicará da sua opinião, afirmando que nunca emitiu qualquer licença de obra e apenas aprovado projectos de arquitectura em fase intermédia.

"Não há um único tijolo de pé ilegal nas situações que hoje foram aqui apreciadas", declarou o antigo autarca, embora a Câmara de Tavira tenha recebido uma ordem judicial para a demolição de três instalações e duas piscinas.

[notícia actualizada às 19h56]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • HAMMER
    03 fev, 2018 Lisboa 20:24
    Então Macário? Andas muito calado e escondido. Deves andar a atravessar o deserto. Claro, os políticos que fazem asneiras e cometem crimes e o tribunal prova e condena a prisão, mesmo que seja pena suspensa, nunca mais levantam cabeça para o resto da vida. E tu és bem o exemplo disto. Para mim é o castigo de Deus na Terra andares a atravessar o deserto para que sofras e sejas castigado pelo mal que fizeste aos outros. Tu nem sequer deves vir à rua porque artiscas te a chamarem te corrupto. E se alguém te chamar esse nome, chama te porque foi provado em tribunal e apanhaste 4 anos de prisão. Lembras te quando demetiste um colaborador teu por causa de um palerma que disse que esse colaborador fazia trabalho, para ganhar mais dinheiro honradamente.? HONRADAMENTE E LEGALMENTE. Em tribunal tudo foi provado que esse colaborador trabalhava honradamente e legalmente. Mas tu antecipaste o dito colaborador antes da sentença do tribunal. Quiseste provar que eras e defendias a honestidade e a legalidade. MENTIRA
  • almague
    10 dez, 2017 Lisboa 00:18
    Oh Macário quando vens a público pedir desculpa a todos os inocentes e honestos trabalhadores que tu perseguiste e até demitiste acusando-os de corruptos quando afinal tu é que és um criminoso que levaste quatro anos e meio de prisão quando aqueles que perseguiste sempre fizeram e tiveram uma vida profissional limpa e transparente e tu é que os tramaste? Já pensaste em pedires perdão aos que fizeste mal? Deus iria gostar dessa tua atitude.
  • HAMMER
    29 nov, 2017 Lisboa 23:56
    Oh Macário já devolveste a condecoração que recebeste do Presidente da República Sampaio , condecoração de mérito? Essa condecoração devias devolve la porque ordem de mérito não tens nada. Foi te dada em 2006 quando ainda muitos pensavam que eras um HOMEM LIMPO. Mas já na altura não eras e actualmente todos sabem que és um HOMEM MÃOS SUJAS. Levaste 4 anos e meio de prisão, esta condenação pelo Tribunal foi te dada pelo teu mérito? Eheheheh. Não bate certo a tua condecoração em 2006 pelo PR Sampaio com a tua condenação a prisão pelo Tribunal em 2016.
  • Hammer
    27 nov, 2017 Lisboa 22:16
    Lembrei me de ti Macário. Deves estar ou mais gordo como um texugo que nem seguras a barriga ou deves estar magro que nem um tizico. Acabaste por fazer família? Mudavas de mulher porque nenhuma te aturava. Tu hás de ser um infeliz para o resto da tua vida, porque tu não mereces que Deus te dê felicidade, porque tu encarnaste o diabo dentro de ti com tanta maldade que fizeste a gente boa, e que tu lhe deste tristeza e infelicidade nesses tempos. Agora eu falo por mim sou muito feliz. Tenho uma Família feliz ,estável tenho netos que me amam , a mesma mulher com quem me casei há 45 anos e continuamos felizes. Profissionalmente por tua causa desviei o meu rumo , mas Deus proporcionou me um caminho cheio de realização profissional. Tirei o Doutoramento e segui a carreira académica que muito prazer me deu esta opção que se acabou por revelar a minha vocação nata.
  • HAMMER
    25 nov, 2017 Lisboa 11:21
    Por onde andas Macário? Estás com a cabeça enfiada na areia? Tu deves ser pouco esperto e inteligente. Não previas que o teu jogo um dia podia acabar? Perseguiste inocentes acusando os de corruptos, acabaste tu com condenação pelo Tribunal por 4 anos por prevaricação e corrupção. Nunca te irei perdoar. Fizeste me muito mal. Só Deus te poderá perdoar pelos males que fizeste a muita gente. Eu jamais te perdoarei. Arrogante e pedante este deslumbrado há anos passados. Agora deves andar de crista caída. Nem levantas o nariz. Já não o deves ter impinado. Deves te lo murcho.
  • almague
    19 nov, 2017 Lisboa 11:41
    Foste acusado por dez anos de irregularidades e falcatruas na Câmara de Tavira. Não podes dizer que foi um erro humano. Dez anos a prevaricar não é erro. É assumir com cabeça a corrupção e prevaricação. Cada vez que penso nisto e penso quando trabalhei para ti diretamente durante anos e acabaste por me demitir acusando me de corrupto, quando o tribunal me considerou inocente. És mesmo um vigarista. Tens a tua consciencia tão pesada que desapareceste para o deserto, nunca mais ninguém falou de ti nem te viu. Tu que todo arrogante dentro do partido PSD julgavas ainda vir a ser presidente do partido. O teu lugar é na sargeta ou no fundo do poço ou no deserto. Aí deves ficar até morreres. Deus encarrega se de te fazer a justiça Divina do mal que fizeste na vida na Terra.
  • almague
    12 nov, 2017 Lisboa 23:48
    Nunca podes deixar de pensar que cometeste crimes na tua vida profissional como autarca. Foste julgado e tiveste pena de prisão de 4 anos e meio de prisão. Não foi tão pouco assim a pena que apanhaste. Conclui se assim que os juízes provaram grandes crimes que cometeste. Foi pena que a tua pena da sentença tivesse sido pena de suspensão. Devias passar uns anos na prisão a pão e água e veres o Sol aos quadradinhos. Merecias ter uns anos assim. Não só porque o que fpi provado neste julgamento mas já agora levavas pelos outros males que fizeste aos outros com intuito de te fazeres passar por um homem limpo e honesto. Cobriste te apatentemente como homem sério, com a capa dos inocentes que castigaste e incriminaste.
  • almague
    12 nov, 2017 Lisboa 12:15
    Então Macário nem nas tv apareces Afinal estás onde? No deserto? No fundo do poço? Na sargeta? Vê só o fim e a cama que tu fizeste para ti, a partir do mal que fizeste aos outros. Deus não dorme. Deus defende os bons e os inocentes. Tu fizeste me muito mal , fizeste me passar por incompetente e corrupto. No tribunal fui considerado inocente. Sofri muito. Demitiste me do emprego. Puseste me na rua com filhos menores para sustentar. Mas agora decorridos tantos anos, dei a volta à minha vida e actuamente estou de cabeça erguida, fiz comentarios na TV , tenho uma família maravilhosa, tenho amigos de coração. E tu andas escondido para ninguém te chamar ex autarca e homem corrupto provado em Tribunal.
  • Hammer
    06 nov, 2017 Lisboa 19:08
    Sempre que me lembro do mal que me fizeste venho aqui deixar te outro comentário. Enquanto viver hei de escrever onde puder para te recordar os males que me fizeste a mim e a outros inocentes. Quando foste secretário de estado do ambiente agucaste as unhas do mal para cravares nos inocentes. Depois continuaste enquanto autarca. Arrazaste tudo e todos quando secret est do ambiente e presidente de câmaras. Agora és um desconhecido e um homem a evitar junto dos teus ex companheiros do partido PSD. O partido ignora te. Até finge e ignora que foste um militante do PSD. Estás na sargeta. Estás no deserto. Estás na lama. Estás no fundo do poço.
  • Hammer
    05 nov, 2017 Lisboa 10:39
    Oh Macário já advinhaste quem te deixa estes comentários? Tramaste me a vida com a tua arrogância sem teres provas de nada. Com mulher e dois filhos pequenos lixaste me a vida. O tribunal declarou me inocente . Agora estás tu preso ao peso dos remorsos e da tua consciência. Has de morrer com essa cabeça pesada dos males que fizeste a muita gente. Rezo para que Deus te faça a justiça que mereces e que veja tu a definhares e seres ignorado por todos os que te conhecem. Tu és um ser humano MAU. A maldade está no teu sangue, está no teu ADN.

Destaques V+