Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissão de inquérito à CGD avança e já há data para tomada de posse

29 jun, 2016 - 13:31

PSD e CDS-PP mostraram-se satisfeitos com o avançar dos trabalhos da comissão parlamentar.

A+ / A-

A comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) toma posse na terça-feira, pelas 17h00, foi decidido esta quarta-feira em conferência de líderes parlamentares.

PSD e CDS-PP mostraram-se satisfeitos com o avançar dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), sublinhando que esta não enfraquece o banco público, antes "fortalece" o mesmo.

"A comissão parlamentar de inquérito não enfraquece a CGD, fortalece a confiança que os portugueses e as empresas têm no banco público, que tem como principal tarefa assegurar a confiança dos portugueses no sistema financeiro" e garantir acesso das empresas a financiamento, sublinhou o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro.

O deputado falava no Parlamento, acompanhado pelo líder da bancada do CDS-PP, Nuno Magalhães, depois de definido em conferência de líderes que a comissão parlamentar de inquérito à CGD toma posse na terça-feira, pelas 17h00.

A comissão – potestativa e viabilizada por deputados do PSD e CDS-PP – vai ter um "objecto muito abrangente", sublinhou Luís Montenegro, dando como exemplo a procura de detalhes sobre as "origens das necessidades de financiamento" da entidade.

A comissão de inquérito poderá também servir para o Governo dar a "informação transparente aos portugueses" em torno do montante necessário para recapitalizar a Caixa, vincou o líder da bancada social-democrata.

Já o centrista Nuno Magalhães sublinha que este tema tem sido muito discutido "fora do parlamento" e chega agora onde deve ser "institucionalmente" debatido, ao nível da comissão de inquérito.

"[A Caixa] Deixará de ser discutida em conferências de imprensa marcadas para uma hora e meia antes de um jogo de futebol e passará a ser discutida pelos deputados da Assembleia da República", prosseguiu o deputado do CDS-PP.

Cabe ao PSD indicar o presidente da comissão de inquérito, mas Luís Montenegro escusou-se esta quarta-feira a dizer quem será o parlamentar em causa, remetendo a divulgação do nome para breve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Toninho Tonecas
    29 jun, 2016 Alfornelos 14:29
    Foi pena eu não ter aproveitado também para sacar algum ... Paciência . Fica para a próxima ...

Destaques V+